De ponta a ponta, o alemão Sebastian Vettel fez tudo certo para antecipar o bicampeonato de Fórmula 1 em Cingapura neste domingo (25) e liderou de maneira confortável a prova no circuito de Marina Bay.
Mas o britânico Jenson Button, em segundo lugar e Mark Webber em terceiro estragaram a festa do líder. Para garantir o bi matematicamente, o piloto da Red Bull precisa de apenas um ponto na etapa do Japão, marcada para o dia 9 de outubro.
A cinco corridas do final, Vettel contabiliza 309 pontos, 124 a mais que Button. Se o piloto da McLaren não vencer no Japão, o alemão é campeão independente de seu desempenho. O australiano Mark Webber (Red Bul), terceiro colocado neste domingo, está fora da briga pelo título. Assim como o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), quarto lugar em Cingapura.
Em 14 corridas, Sebastian Vettel soma nove vitórias, quatro segundos lugares e um quarto posto. Com apenas 24 anos, o iminente bicampeão mundial tem 32 pódios e 690 pontos em um total de 76 corridas. Na manhã deste domingo, o alemão alcançou sua 19ª vitória na carreira.
A corrida
Depois de registrar a 11ª pole position da temporada, Vettel manteve a liderança na largada sem dificuldade. Button, por sua vez, aproveitou o começo deficiente de Webber e pulou para o segundo posto. Enquanto o australiano caiu para a quarta colocação, Alonso subiu dois lugares e virou terceiro.
No pelotão intermediário da disputa, os outros dois representantes brasileiros fizeram largadas discretas. Nos primeiros metros, o veterano Rubens Barrichello (Williams) caiu da 12ª para a 13ª colocação. Já Bruno Senna (Renault) ganhou uma posição e assumiu o 14º posto.
Em um começo ruim, Hamilton caiu do quarto para o oitavo posto. Desta forma, Massa assumiu o quinto lugar, seguido pelos alemães Nico Rosberg e Michael Schumacher, ambos da Mercedes. Com ímpeto, o inglês da McLaren conseguiu ultrapassar a dupla de germânicos rapidamente.
Sem ser incomodado em nenhum momento, Vettel simplesmente administrou sua vantagem de maneira inteligente e venceu com tranqüilidade. Na parte final da prova, em um duelo brasileiro, Felipe Massa superou Rubens Barrichello e embalou rumo à nona colocação da corrida.