Vertedouro da UHE Colíder começa a ser construído

Data:

Compartilhar:

Após breve recesso de fim de ano, os cerca de 800 trabalhadores da UHE Colíder retornaram com total empenho para o andamento das atividades. As escavações em rocha do vertedouro foram finalizadas, abrindo espaço para o lançamento de concreto de fundação (para regularização da superfície rochosa) e início de edificação da estrutura em concreto armado. As demais escavações em rocha prosseguem na área de casa de força (mais de 80% concluídas) e na área de montagem (50% concluídas).

 



O início do vertedouro inaugura uma nova etapa da obra em que estarão sendo executadas as principais estruturas de concreto. Até o momento, as forças estiveram concentradas, em grande parte, nas escavações para a fundação da barragem e acessos, na montagem do canteiro de obras e nos programas socioambientais – que permanecem em andamento durante toda a implantação da usina.


As ensecadeiras de primeira fase (estruturas provisórias feitas para desviar a água e viabilizar a construção em seco da barragem) já foram concluídas. Nos próximos meses, enquanto o norte do Mato Grosso permanece em época de chuvas, as frentes estarão sendo preparadas para o início da construção da barragem, que deve acontecer em meados de abril deste ano. A UHE Colíder foi iniciada em março de 2011 e tem previsão para começar a produzir energia a partir de dezembro de 2014.


Vertedouro 

O vertedouro é uma estrutura de segurança na usina. Quando há excesso de água acumulada no reservatório, ela precisa ser extravasada de forma segura por um canal ou túnel, retornando ao rio. Ele contribui para controlar o nível de operação do reservatório. 

Na UHE Colíder, o vertedouro, em concreto armado, terá 69 m de largura e 75 m de comprimento. A passagem da água poderá ser feita em até quatro vãos, cada um com abertura de 12 m de largura e altura aproximada de 19 m, controlados por comportas do tipo segmento. Será equipado com duas comportas tipo ensecadeira, para manutenção das comportas segmento. 

A altura total do vertedouro, medida do apoio da fundação na rocha ao topo dos pilares principais, será de 42,5 m. A capacidade de descarga será de 6.673 m³/s (equivalente à maior vazão provável de ocorrer em 10 mil anos).


Infraestrutura administrativa 

A infraestrutura de apoio do canteiro de obras também está avançada. Três dos dez alojamentos previstos estão em funcionamento, assim como o refeitório, parte da área de lazer (duas salas de vídeo, sala de jogos, lanchonete e conveniência), pátio de compostagem, escritório do Consórcio Construtor, oficina mecânica/almoxarifado, central de carpintaria, central de armação, oficina hidráulica e elétrica, Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), depósito de resíduos, entre outros.



A usina


A UHE Colíder terá 300 MW (megawatts) de potência instalada e gerará energia suficiente para abastecer uma cidade com 850 mil habitantes. Está sendo construída no norte do Mato Grosso, entre os municípios de Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba e Cláudia. A construção da usina faz parte do planejamento estratégico da Copel que, nos próximos quatro anos, pretende aumentar em até 44% sua capacidade instalada para geração de eletricidade, que hoje é de 5.158 MW, incluindo a potência proporcional de empreendimentos onde a estatal tem participação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas