Vendas de veículos caem 2,5% em março

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Com o maior número de dias úteis em março deste ano, as vendas de veículos novos aumentaram 26,18% ante fevereiro, mas recuaram 2,5% na comparação ao mesmo mês do ano passado. Os números foram apurados pelo Broadcast com fontes do setor automotivo, com base nos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Com o resultado, os licenciamentos acumulam queda de 17% em 2015 ante igual período de 2014.

Nos 22 dias úteis de março, foram vendidos 234,6 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões em todo o País, mais do que os 185,9 mil licenciados nos 17 dias de fevereiro e do que os 240,8 mil emplacados durante os 18 dias úteis de março do ano passado. A diferença no número de dias de vendas se deu em razão de fevereiro ser normalmente mais curto que outros meses e do carnaval. Em 2014, os festejos caíram em março, enquanto, neste ano, foram realizados em fevereiro.

Se analisada a média diária de vendas, contudo, é possível eliminar o efeito do feriado e perceber que os números confirmam a tendência de retração do mercado automotivo nacional. Em março, foram emplacados, em média, 10,6 mil veículos, ritmo 20,2% menor do que as 13,3 mil unidades vendidas no mesmo mês do ano passado e 2,4% abaixo da média de fevereiro. Para ajustar produção a essa demanda mais fraca, montadoras estão promovendo paradas estratégicas, afastamento de trabalhadores e demissões.

Segmentos. O segmento de pesados foi, em março, mais uma vez o que apresentou pior desempenho. No mês passado, as vendas de ônibus caíram 29,3% ante igual mês de 2014, embora tenham crescido 14,4% em relação a fevereiro. Já os emplacamentos de caminhões, mesmo com a divulgação das regras e taxa de juros para financiamento pelo BNDES, recuaram 27,9% na variação anual, porém aumentaram 25,8% na comparação mensal.

As vendas de carros, por sua vez, se retraíram 1,34% em março ante igual mês do ano passado e cresceram 25% frente a fevereiro. Já os licenciamentos de comerciais leves caíram 0,98% na variação anual, mas aumentaram 29,6% em relação a fevereiro. Além da diferença de dias úteis, as promoções promovidas pelas concessionárias para aquecer as vendas, como descontos e ofertas ainda de IPI reduzido, podem ter amenizado o desempenho ruim de autos e leves.

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