Vanderlei Cordeiro de Lima quer voltar às maratonas em 2011, agora na categoria Masters

Data:

Compartilhar:

Vanderlei Cordeiro de Lima ganhou o mundo ao entrar no Panatináico, o Estádio de Mármore, em Atenas, “fazendo aviãozinho”, para receber a medalha de bronze da maratona da Olimpíada-2004, depois de ter sido empurrado no trajeto pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Parou com o atletismo aos 40 anos, depois do Mundial de Berlim-2009, mas confessa sentir falta das competições. Por isso já resolveu que volta às disputas em 2011: vai correr o circuito da categoria Masters.

 

Um maratonista em atividade como Marílson dos Santos – que estará na Maratona de Nova York em 7 de novembro – faz em torno de 30 quilômetros/dia durante os treinamentos. Vanderlei, agora com 41 anos, “engordou” depois que deixou de competir no alto nível, há cerca de um ano (está com 56 kg para seu 1,68 m). Segue correndo pelo menos dez quilômetros/dia “para manter o mínimo de condição física” e comendo de tudo, “no momento certo e na quantidade certa”.

Assim, deve voltar a competir na nova faixa etária.

– Só preciso me inteirar sobre o calendário da categoria Masters para 2011… Aqui no Brasil, lá fora. Não quero deixar de viver o meio do atletismo, de encontrar os amigos.

Também precisa adaptar treinos e competições às promoções com patrocinadores e ainda com o trabalho social do IVCL (Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima), que atende 160 crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos, em Campinas.

Agora, segue Vanderlei, pode fazer coisas “diferentes”, como acordar mais tarde, ter uma vida mais tranqüila.

– Gosto de andar de bicicleta, de jogar futebol lá na frente, como centroavante. Mas na verdade só joguei futebol uma vez nesse tempo – e fiquei quebrado.

Mas Vanderlei diz que “é estranho quando a gente deixa de ser atleta profissional”.

– É uma carreira em que a se deixa de viver muito da vida, em que se abdica de fazer o que gosta. Eu estou desde 1988 na alta performance – foram 24 anos. Mas sinto falta de treinar. Espírito competitivo a gente não perde.

Depois da parada, o maratonista garante estar preparado para correr no Masters.

– Sim, meu biotipo ajuda… Mas acho que engordei um meio quilo.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas