GD
Os deputados estaduais decidiram, na manhã desta terça-feira (16), que apenas a ex-secretária de Cultura, Janete Riva (PSD) será sabatinada ocupar o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Em uma tensa reunião, no Colégio de Líderes, os parlamentares não aceitaram avaliar os nomes do auditor e conselheiro substituto do TCE, Luiz Carlos Azevedo Costa Pereira, nem do advogado Joatan Alves de Oliveira.
Ambos haviam colocado seus nomes à apreciação dentro do prazo legal de 48 horas após a declaração da vacância do cargo do ex-conselheiro Humberto Bosaipo, que renunciou ao posto.
Com isso, os deputados discutem agora detalhes da sabatina, que envolvem questões que serão formuladas à Janete. Após as perguntas, o nome dela ser alvo de votação, secreta, antes do encaminhamento da indicação ao governador Silval Barbosa.
Nesta segunda-feira (15), o desembargador Luiz Carlos da Costa negou recurso interposto pelo Ministério Público Estadual (MPE), que tentava barrar o processo. Costa manteve o entendimento do juiz de 1ª instância, que entendeu como interferência qualquer tentativa de impedir o procedimento, que pertence exclusivamente ao Poder Legislativo.