Vacinação contra febre aftosa inicia nesta sexta-feira

Data:

Compartilhar:

GD

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso começa nesta sexta-feira (01) e vai até de 30 de novembro deste ano. Nesta fase da campanha serão imunizados bovinos e bubalinos, de mamando a caducando. Para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), o objetivo é vacinar 100% do rebanho existente no período, que deve sofrer variação em relação ao total do ano passado – 28,6 milhões de animais.




O pecuarista tem até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação ao Indea-MT. Quem não efetuar o procedimento, será multado em 2,25 Unidades de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça, o que representa R$ 230,28. Já o produtor que não comunicar a imunização ao instituto dentro do prazo vai receber uma suspensão e ficará impedido de realizar qualquer movimentação de animais por um período de 30 dias. “O Estado intervém sobre aqueles que deixam de cumprir seu papel”, alerta a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Rocha Diniz.

Segundo a presidente do órgão, neste período os técnicos do Indea-MT realizam a vacinação assistida em reservas indígenas, assentamentos e na região de fronteira com a Bolívia (uma faixa de 15 quilômetros no lado brasileiro), consideradas áreas de risco para os órgãos de controle da sanidade animal. Além disso, também compete ao instituto acompanhar a imunização de 2% do rebanho de cada município, de modo aleatório. Tudo para alcançar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos existentes no estado.

Em 2012 foram vacinados 28,4 milhões de cabeças, o que corresponde a 99,4% do rebanho do Estado. Desde 2005, Mato Grosso alcança índices de vacinação superiores a 99%. Graças às ações conjuntas entre Estado, produtores e entidades ligadas ao setor pecuário, o Estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da febre aftosa com vacinação. (Com ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas