A Gazeta
João Vieira Estúdio do Record nos Esportes |
Há exatos 23 anos se tornava palpável o sonho de oferecer a Mato Grosso uma emissora de TV que mostrasse a realidade local, servisse de voz para a população da região e destacasse as belezas culturais, históricas e geográficas de Mato Grosso.
Cobrindo 100% do estado e com alta definição de imagem e som, quesito em que também é pioneira em Mato Grosso, a TV Record Cuiabá continua focada no crescimento, sem esquecer da proposta que norteou seu surgimento. A mesma que inspirou a direção a avançar agora no sentido de enriquecer a produção jornalística.
O tempo mostrou que a aposta no pioneirismo estava certa e hoje a TV Record Cuiabá – Canal 10 comemora mais um aniversário em posição privilegiada dentro do rol de afiliadas da Rede Record e da comunicação mato-grossense. Inclusive com disposição para promover mudanças significativas, por exemplo, no jornalismo.
“Queremos caminhar mais no jornalismo de opinião, promovendo discussões sobre temas importantes. Iremos além da tradicional cobertura do factual e teremos mais contundência, mais opinião, vamos polemizar o que for preciso. Queremos tornar a nossa TV também referência na discussão de grandes temas. O que prometemos nesse momento, portanto, é fortalecer o jornalismo, um compromisso que nós temos com a sociedade, e melhorar aquilo que nós já fazemos”, projeta o presidente do Grupo Gazeta de Comunicação, João Dorileo Leal.
João Vieira Dorileo, 23 anos representam uma vida |
É uma boa maneira de comemorar uma data tão significativa, defende ele. “Vinte e três anos é uma vida. Em comunicação é muito difícil você fazer TV da forma como fazemos por tanto tempo assim. Esse é um projeto consolidado hoje. Atravessamos todas as adversidades nesse período, vivenciamos momentos distintos da vida nacional, passamos por crises. Então, adquirimos muita experiência”, diz.
A emissora inclusive provocou uma revolução no mercado. “A Gazeta inegavelmente despertou na concorrência a preocupação em ampliar o espaço regional, local, que não existia. Esse trabalho partiu daqui mesmo, ninguém pode negar isso”, lembra.
“Hoje a TV Record Cuiabá tem servido de referência inclusive para o restante das emissoras afiliadas da Record por uma pegada forte, essa briga local pela liderança na audiência”, festeja o vice-presidente comercial do Grupo Gazeta de Comunicação, Carlos Dorileo.
Para o executivo, a posição de destaque é possível graças a uma conjunção de esforços tanto da rede como da afiliada mato-grossense. Enquanto a Record investe pesado em teledramaturgia com novelas como Os Dez Mandamentos, Escrava Mãe e Terra Prometida, num jornalismo de qualidade e inova com contratações como Xuxa, Fábio Porchat e Gugu, a TV Record Cuiabá mantém os picos com programas como Cadeia Neles e Revista Sertaneja, além de jornais de credibilidade, exemplifica Carlos.
João Vieira Carlos Dorileo lembra que a emissora é referência em MT |
É uma lista que a direção da TV Record Cuiabá pretende ampliar com a volta do programa Terceiro Mundo, que fez história ao promover discussões importantes para Mato Grosso. “Nós estamos solicitando da Rede Record um espaço para a volta do Terceiro Mundo, que seria exibido uma vez por semana. Foi um programa que conquistou grandes índices de audiência com seus debates, sempre pautados por grandes causas e os assuntos do momento”, lembra o vice-presidente.
“Nós temos feito gestões junto à Record e ela está sensível a nos devolver o horário do Terceiro Mundo. É o nosso desejo voltar com um programa desse semanal”, reforça João Dorileo.
“Quando se tem um investimento forte na grade nacional e ela vem somar com a nossa forte grade local, todos saem ganhando. O telespectador tem à disposição um grande leque de opções que nos garante uma boa audiência, possibilitando que consigamos oferecer muito mais para os nossos anunciantes também. Isso nos ajuda muito. Você consegue competir no mercado, consegue chegar no anunciante com uma proposta bastante interessante”, frisa Carlos.
João Vieira Antonio Carlos Silva apresenta o Jornal da Manhã, pioneiro na programação da TV |
Além disso, por conta da liberdade quer a rede dá, essa oferta é diferenciada, ressalta. “Um ponto positivo é que não somos engessados. Podemos aceitar diferentes formatos de propaganda. O mercado busca isso, formatos diferentes. Estamos abertos para ouvir e construir um formato que seja bom para nós e para os nossos clientes, para que eles tenham retorno”, finaliza.