Se ao viver um momento de grande tristeza, separação, decepção e luto você sentir dores físicas parecidas com as de um ataque cardíaco, pode estar sofrendo no momento de Cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como a Síndrome do Coração Partido.
Dor no coração por tristeza é real
A condição médica é a prova de que o coração dói de verdade quando estamos tristes e que a sensação não é apenas uma criação romântica e idealizada pela literatura e pelo cinema. E mais: além de reais e palpáveis, as dores no coração causadas pelo sofrimento podem até desencadear problemas sérios de saúde.
Os sintomas da Síndrome do Coração Partido são semelhantes aos de um infarto: dores fortes no peito, queda de pressão e, em casos mais intensos, até mesmo desmaios. Mas, ao contrário da doença cardíaca, nenhuma artéria se mostra obstruída nesta condição.
A síndrome seria provocada, segundo médicos, pela liberação de altas doses de adrenalina que, em resposta ao estresse, reduzem os batimentos cardíacos e, consequentemente, paralisam momentaneamente os músculos do coração.
A condição consiste em uma espécie de mecanismo de defesa do organismo para controlar o estresse e, apesar de merecer atenção, raramente resulta em riscos de morte.
Saúde do coração
Vegetal repara danos que açúcar causa nas células e blinda o coraçãoEstudo: fazer hora extra no trabalho aumenta o risco de doenças no coração
Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto