TRE deve diplomar Leitão nesta 5ª; tucano vai assumir vaga de Ságuas

Data:

Compartilhar:

 

O ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), deverá ser diplomado deputado federal nesta quinta (16), durante à tarde, pelos juízes-membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O tucano vai ocupar a cadeira do petista Ságuas Morares devido à decisão do TSE de acatar o recurso da coligação, formada por PTB, PSDB e DEM, para “descongelar” e incluir os votos do tenente Willian Dias (PTB) no coeficiente eleitoral.

     Na sessão desta quinta, os juízes-membros vão votar a proposta do presidente do órgão, desembargador Rui Ramos, de realizar a cerimônia de retotalização dos votos. Se o pedido por acatado, a recontagem será realizada antes da sessão plenária, prevista para as 18h.

     Após o ato, o Pleno determina a emissão do diploma aos candidatos que tiveram a posição eleitoral alterada em decorrência do novo cálculo. Este é o caso de Leitão. Ele chegou a ser declarado eleito, mas perdeu a cadeira para Ságuas com a decisão do TSE de conceder o registro de candidatura ao deputado federal licenciado Pedro Henry (PP), secretário estadual de Saúde.

     Insatisfeito, o tucano ingressou com recurso nas instâncias superiores para que os votos de Willian Dias, que como Henry concorreu sob judice, também fossem incluídos no cálculo. Leitão acabou beneficiado com a decisão do Pleno do STF de não aplicar os efeitos da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010. Com isso, ele obteve decisão favorável no TSE para descongelar os votos do colega de coligação e assegurar a cadeira de deputado federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas