TRE aumenta multa de ex-governador e pede investigação do MPE

Data:

Compartilhar:

Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) manteve e aumentou a multa contra o ex-governador Pedro Taques (PSDB) e a atual secretária de Estado de Educação (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk, contratação irregular de servidores públicos nos 3 meses que antecederam as eleições de 2018.  

 

A defesa de Taques havia recorrido da decisão do ano passado. Porém, o pleno aumentou a multa de R$ 68 mil para R$ 70 mil. Já em relação a Marioneide a multa foi reduzida para, e em relação a Rui Prado, que foi 

De acordo com a Procuradora Regional Eleitoral, o Estado realizou um total de 1.030 contratações de professores temporários e outros funcionários, como vigilantes, nutricionistas e técnicos administrativos. Destes contratos, 500 contratos foram declarados nulos na votação desta segunda-feira  (13).

 

O TRE ainda determinou que o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), investigue possível ato de improbidade administrativa de Taques.  

 

“Esta é uma proibição legal vigente há mais de 20 anos e profundamente conhecida pelos gestores deste Estado. E mesmo assim, noticia-se, um grande número de afastamento de professores e, por outro lado, um grande número de contratações temporárias durante o período vedado”, diz trecho da representação que foi acatada pela Corte Eleitoral.  

 

Cristina cita ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já declarou ser proibida a contratação temporária de professores e demais profissionais da área da educação, no período apontado, sob o fundamento de que é considerado serviço público essencial apenas à saúde e segurança. Isto porque a contratação em período tão próximo das eleições “causa desequilíbrio ao pleito eleitoral, pois tal fato se transveste e é percebido, pelos contratados, como uma realização do governo atual”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...