Tite tomou muito cuidado ao ser questionado sobre a projeção de pontos necessários para o título do Campeonato Brasileiro. O técnico do Corinthians lembrou que é preciso conter a ansiedade e advertiu que a perspectiva muda a cada rodada. Mas se permitiu projetar o aproveitamento que assegurará o troféu.
“Em termos de projeção, 70% bate campeão. Estamos com 70,6%, acho. O campeão tem sido entre 65% e 71%, em torno disso aí. Mas a gente tem que estar monitorando rodada a rodada”, afirmou o treinador.
Em 27 rodadas, o líder Corinthians conquistou 57 pontos, cinco a mais do que o segundo colocado Atlético-MG. Trata-se de um aproveitamento de 70,4%.
Para se manter na casa dos 70% projetada por Tite, a equipe teria de conquistar 23 dos 33 pontos ainda em disputa. Assim, chegaria aos 80 – mesmo número do Cruzeiro campeão do ano passado – e fecharia sua campanha com 70,2%.
Mas, como vem reiterando o treinador, não adianta pensar nos 80 pontos enquanto se está com 57. Ele pediu aos seus jogadores que se concentrem em conquistar os próximos três, no domingo, em visita ao Figueirense.
“Se eu falo aos atletas que é preciso administrar a ansiedade e fazer passo a passo nosso trabalho, tenho que ter o discernimento de falar sobre isso, porque gera ansiedade. Temos que administrar”, afirmou, antes de citar o técnico vice-líder, Levir Culpi.
“Ele foi feliz. Não tem ontem, não tem amanhã. Tem o hoje, tem o agora. Estou usando uma ideia dele”.
Por enquanto, o número mais concreto é a vantagem de cinco pontos do Corinthians em relação ao Atlético-MG. No dia 1º de novembro, a seis rodadas do final do Campeonato Brasileiro, os alvinegros se enfrentarão em Belo Horizonte.