Ele já compôs cerca de 400 músicas desde os 18 anos, mas foi só agora, aos 69, que o corretor de imóveis Mauro de Oliveira, está provando o gostinho do sucesso. Mineiro de Araguari, no Triângulo Mineiro, ele virou sensação na internet nas últimas duas semanas após publicar o clipe “Balança, Araguari”, gravado para homenagear a cidade, que ele chama de “um barco em alto mar”. O vídeo já foi visto por quase 140 mil pessoas e transformou o morador em celebridade.
Um dos pontos altos do hit é quando Mauro compara o “queijo Minas” ao “popô das meninas”. Ele conta que já escreveu outros cinco “hinos” exaltando sua cidade natal, mas todos foram gravados por outros cantores. Desta vez, sem encontrar um artista para divulgar a música, decidiu sair de trás das câmeras, mesmo se considerando “desafinado até para espirrar”.
O vídeo custou R$ 320 e conta com a participação de mulheres da cidade, que posam e dançam ao som da canção, em um ritmo que mistura rap e funk. Acostumado ao anonimato, Mauro afirma que ainda está “tonto” com a repercussão. Segundo ele, a música ultrapassou até mesmo as fronteiras do Brasil: o vídeo já foi acessado por internautas de 84 países.
— Não dá para saber onde isso vai parar, essa bola de neve, tudo isso me pegou “de pé trocado”. Eu quis chamar a atenção do povo para Araguari e acho que Deus foi maior ainda comigo, então a gente agradece.
Por onde passa, ele escuta gritos de “balança, Araguari”. A euforia dos moradores chegou a tal ponto que o corretor chegou a ser expulso pelo padre da missa durante a festa de Nossa Senhora de Fátima, pelo tumulto que provocou.
—Ele pediu pra eu me ausentar da igreja, porque eu chego no lugar e o povo começa a empolgar, começa a balançar, essa bobagem toda.
A inspiração para o refrão surgiu da paixão do autor pela grande quantidade de cachoeiras que cercam o município. Apaixonado pelo local que nasceu, Mauro diz que a cidade é “uma bola de ouro incrustada no eixo central do Brasil”.
— A parte que eu mais gosto é falar das cachoeiras, porque é o movimento das águas que faz a cidade balançar igual um barco em alto mar.