Nayana Bricat/GD
A primeira de um total de 33 estações de embarque e desembarque de passageiros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começou a ser construída em Várzea Grande. A estação está localizada em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Do total de estações, 22 serão na linha 1 que liga o Aeroporto ao CPA e 11 na linha 2 que liga o Centro de Cuiabá a região do Coxipó.
As atividades de construção começaram em fevereiro. A estação terá 65 metros de comprimento, por 19 de largura e sete metros de altura em seu ponto mais elevado. Em Várzea Grande serão construídas 8 estações de embarque e desembarque. Em três (dos quatro) terminais de integração (Várzea Grande, CPA e Coxipó) será edificada uma estação anexa ao terminal. Já a Estação Porto será diferenciada, uma vez que também será usada como terminal para a integração entre o transporte coletivo e o VLT.
A Estação Aeroporto tem projetos diferenciados. Na parte civil, a diferença em relação às demais estações começa na locação da estrutura na via. Diferentemente das outras estações, a do Aeroporto está localizada na lateral da avenida. Em decorrência disso, a locação das linhas dos trilhos também está na lateral, o que faz com que a estação tenha duas plataformas, uma para o embarque e outra para o desembarque de passageiros. Nas outras estações haverá apenas uma plataforma, usada tanto para quem entra quanto para quem sai do VLT.
A estação terá bilheteria, catracas para entrada e saída de passageiros, sala de quadros, sanitário para uso interno, lixeiras e pontos com bancos para a espera do VLT. O intervalo estimado para a espera é de aproximadamente 4 minutos dependendo do horário. (Com assessoria)