A influência do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, poderá levar o governador Silval Barbosa (PMDB) a escolher o atual defensor público-geral, Djalma Mendes, para mais um mandato. Silval tem até o dia 15 para anunciar sua escolha.
O ministro e o defensor são primos e, segundo fonte do Palácio Paiaguás, tal fato seria fator preponderante para influenciar na escolha de Silval.
Segundo uma fonte palaciana, o governador já tinha se comprometido com a categoria em escolher o defensor mais votado na disputa interna. No caso, o novo defensor-geral seria André Prieto, que venceu a disputa por uma diferença de sete votos sobre Djalma Mendes.
"O governador garantiu que escolheria o mais votado. Inclusive, deu sua palavra a vários deputados estaduais e defensores que o procuraram para tratar do assunto", disse a fonte.
Segundo informações obtidas hoje pela reportagem, e checadas na própria Assembléia Legislativa, Silval Barbosa estaria propenso a mudar de idéia – sobretudo, em função de não querer melindrar Gilmar Mendes, recentemente, reconhecido como um dos ministros mais influentes e importantes da história do Supremo Tribunal Federal.
Em tese, o governador temeria perder o apoio do ministro Gilmar Mendes em futuros pleitos envolvendo Mato Grosso no STF.
O próprio presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), teria admitido, em conversa informal com vários deputados, ontem, que a escolha de Djalma Mendes já estaria sacramentada por Silval.