A vitória do América-MG diante do Corinthians, na última rodada, serviu para deixar o elenco do Fluminense em alerta. Afinal de contas, o lanterna derrotou o líder do Brasileiro. Porém, se os tricolores observarem o retrospecto contra o adversários deste sábado (12), já teriam de estar preocupados.
Isso porque é contra o América-MG o maior jejum do Flu contra qualquer time da elite do futebol nacional. Há 58 anos o Tricolor das Laranjeiras não derrota o oponente.
A última vez que isso ocorreu foi em abril de 1953, quando, em amistoso realizado no estádio Independência, em Belo Horizonte, o Pó-de-Arroz aplicou 5 a 3 no rival deste sábado, às 19h, no Engenhão.
De lá para cá, foram quatro triunfos mineiros e quatro empates. Os últimos sete jogos foram todos válidos pelo Brasileirão, com três vitórias americanas e quatro igualdades.
O que serve de consolo aos tricolores é que, destas oito partidas, sete foram em Minas Gerais e somente uma no Rio de Janeiro. Em 1971, houve empate sem gols no Maracanã, no primeiro Brasileiro da história.
No geral, o confronto é até favorável ao time carioca. Em 16 partidas, o Tricolor venceu cinco jogos, perdeu quatro e empatou sete vezes.
Com 56 pontos, o Fluminense é o terceiro colocado do Nacional e, se quebrar o incômodo tabu, se tornará líder do Brasileirão 2011 pela primeira vez. Com dois pontos a mais, Corinthians e Vasco só entrarão em campo no domingo (13).
Quem pode ajudar o Tricolor a encerrar o jejum é um ex-americano. Revelado pelo Coelho, o atacante Fred, artilheiro do Flu na competição com 13 gols, volta ao time após se recuperar de dores na panturrilha direita.