Segundo suplente do senador Carlos Fávaro (PSD), o ex-secretário de Estado José Esteves de Lacerda é o novo presidente do Movimento Democrático Brasileiro de Cuiabá.
Documento encaminhado à Justiça eleitoral aponta que a composição da diretoria do partido conta com Lacerda na presidência, o ex-deputado federal Valtenir Pereira na secretária-geral e o advogado Francisco Faiad na tesouraria.
Além disso, participam da diretoria na condição de membros a deputada estadual Janaina Riva e o presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná.
Conforme o documento, a vigência da diretoria se estende até o dia 22 de junho deste ano.
Disputa no MDB
A decisão em torno da presidência de Lacerda encerra um capítulo de disputa interna na sigla, uma vez que a decisão sobre quem coordenaria a legenda na Capital vinha sendo motivo de desavenças entre membros do partido, sobretudo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a deputada Janaina Riva.
A crise no MDB teve início ainda no período de pré-campanha eleitoral de 2020, quando o prefeito e a deputada romperam a aproximação política após o gestor xingar o pai da parlamentar, o ex-deputado José Riva, por conta da delação premiada.
Na colaboração, Riva apontava que Emanuel teria participado de esquemas ilícitos nos quais recebeu a quantia de R$ 2,5 milhões em “mensalinho”.
Com a ofensa de Emanuel contra o pai da deputada, que é condenado por corrupção, a relação de ambos dentro da legenda foi estremecida e provocou disputas que repercutiram na escolha de quem chefiaria a sigla na Capital.