zabel Barrizon/ GD
Estado inaugura nesta segunda-feira (28), a maior planta frigorífica de peixes nativos do país, no distrito de Primavera do Norte, município de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Com isso, pretende alcançar a liderança de produção de pescado no Brasil.
Edson Rodrigues |
Com área de 4.800 m², a planta industrial da empresa Delicious Fish, terá capacidade para beneficiar 40 toneladas de peixes a cada turno de 8 horas. Ministros Neri Geller e Eduardo Lopes, da Agricultura, Pecuário e Abastecimento e da Pesca e Aquicultura, respectivamente, participam do evento de inauguração.
Atualmente, de acordo com estimativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Mato Grosso ocupa a 3ª posição no ranking do país em produção de pescado. No ano passado foram 48 mil toneladas, ficando atrás do Paraná, com produção de 55 mil toneladas/ano e Santa Catarina, que produz 75 mil toneladas/ano.
A empresa produz e comercializa pescado tanto no Estado, quanto em Mato Grosso do Sul, Tocantins e Pará. O complexo produtivo da empresa em Sorriso, inclui ainda uma indústria de rações e um laboratório para melhoramento genético e produção de alevinos.
O diretor geral da Delicious Fish, que integra o grupo Gaspar, João Pedro da Silva, acredita no potencial do Estado e afirma que pretende tornar o município de Sorriso o epicentro mundial da produção de peixes nativos, o que merece o mesmo destaque hoje obtido com a produção de soja, uma das principais commodities agrícolas do Brasil.
A empresa tem hoje 400 hectares de lâmina d´água, em viveiros escavados, capazes de produzir 4 milhões de quilos de pescado por ano, ou seja, 10 toneladas por hectare.
Dispõe ainda de 6 hectares de lâmina d’água em sistema de produção “raceway”, com altas trocas de água e densidades dos peixes. Neste caso, a produção se eleva 200 mil quilos por hectare. Assim, ao todo, a capacidade de produção da Delicious Fish é da ordem de 5 milhões e 200 mil quilos de pescado por ano.
Em alguns anos, a produção anual de pescado no município pode crescer 200 milhões de quilos. Para isso, a empresa desenvolve um projeto de parceria integrada com aproximadamente 100 produtores do município, que receberão alevinos e ração da empresa. A assistência técnica será dada pela parceira Genetic Fish. Assim, o município tem tudo para se tornar uma referência mundial na área de pescado, como agora já é em soja.
No Estado, segundo o Ministério da Pesca, já existem quase 2 mil piscicultores. (Com informações MPA)