O volante Cristian rescindiu seu contrato com o Fenerbahce na manhã desta quinta-feira e agora está livre no mercado. Uma mudança imposta pela Federação Turca foi o que acabou mudando os rumos do jogador: a nova regra reduziu de onze para oito o número de estrangeiros para cada equipe, e o clube decidiu fazer um acordo com o ex-corintiano para liberá-lo antes mesmo de o campeonato nacional ter início.
Cristian, que tinha contrato com o Fener até o meio de 2015, chegou a conversar com o Corinthians nos últimos dias, pouco antes da janela de transferência fechar, mas o acerto não aconteceu a tempo. Agora, existem obstáculos para o retorno ao Brasil.
Apesar de estar livre, o volante rescindiu o contrato já com a janela de transferência fechada e terá de esperar a próxima temporada para acertar com times no Brasil, segundo advogados do direito desportivo consultados pela reportagem. Na Europa, no entanto, ele pode ir para qualquer lugar, até o dia 31 de agosto, quando também fechará o período de negociações.
Antes de fazer a mala para ir embora, o atleta será homenageado pela diretoria, no próximo dia 31, no domingo, na partida contra o Kardemir Karabukspor, em Istambul, com uma placa de agradecimento por todo o tempo que passou lá, desde 2009.
No clube turco, o volante conquistou dois Campeonatos Turcos (2010/11 e 2013/14), duas Copas da Turquia (2011/12 e 2012/13) e uma Supercopa da Turquia (2009).
Sonho de consumo do Corinthians – No início do ano, o presidente Mario Gobbi chegou a dar declarações de que havia um acordo para que ele retornasse ao time paulista, por onde jogou por quase dois anos e virou ídolo.
De acordo com apuração do ESPN.com.br, sabendo que seria liberado, ainda durante a janela, Cristian deu início a uma conversa com a diretoria do time de Parque São Jorge há algumas semanas, mas a negociação acabou não avançando.
O jogador procurou a direção do Corinthians para discutir seu retorno faltando cinco dias para a janela fechar. A ideia da cúpula alvinegra era de chegar a um acordo salarial para que ele pudesse voltar ainda nesta temporada. Problemas internos e falta de tempo, no entanto, inviabilizaram o negócio.
O volante chegou ao Corinthians no final de 2008, fez ainda algumas partidas pela Série B, mas se destacou mesmo em 2009, quando foi campeão do Paulista e da Copa do Brasil. No estadual, ele fez o gol que deu a vitória ao seu time na primeira partida da semifinal contra o São Paulo faltando 23 segundos para o apito final no Pacaembu. Depois de marcar, fez uma provocação à torcida rival, com gestos obcenos, momento inesquecível para os corintianos.
No início de 2012, a equipe paulista chegou a fazer uma campanha de marketing buscando meios para a contratação do jogador, porém o plano não vingou e Cristian permaneceu na Turquia.