A 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro será aberta neste sábado. Durante a semana, assuntos como Ricardo Gomes, Rogério Ceni, final da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira e Palmeiras roubaram a cena no noticiário esportivo. Mas os três jogos do dia são decisivos nas pretensões de pelo menos cinco dos seis times envolvidos.
Botafogo x Ponte Preta e Corinthians x Atlético-PR valem vaga na Libertadores. Se não diretamente, quem se der bem encaminha a classificação para o torneio continental do próximo ano.
Já América-MG x Sport é o duelo entre os mineiros, já rebaixados e apenas cumprindo tabela, contra os pernambucanos, que ainda lutam pela permanência na Série A.
Veja, abaixo, o que está em jogo no sábado do Brasileirão:
- Botafogo x Ponte Preta
- Sábado | 26/11 | Luso-Brasileiro | 20h
Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG já estão garantidos na Libertadores de 2017. Com o inchaço para o G-6, sobram duas vagas. E o Botafogo é um dos times na briga.
Em sexto na tabela, com 55 pontos, mesma marca do quinto colocado, Atlético-PR, mas em desvantagem no número de vitórias, o Botafogo precisa vencer para se manter na posição.
Dependendo de outros resultados da rodada, como tropeços de Corinthians (54 pontos, recebe o Atlético-PR), Grêmio (53, visita o Santa Cruz) e Chapecoense (52, visita o Palmeiras), uma vitória pode garantir ao Botafogo a vaga antecipada ao G-6.
Já a Ponte Preta não tem chances de Libertadores, mas pode carimbar o passaporte para a Sul-Americana de 2017 (do 7º ao 12º colocado). Hoje, a equipe de Campinas está em 10º, com 49 pontos.
- América-MG x Sport
- Sábado | 26/11 | Independência | 20h
Aqui, o papo não é Libertadores, mas sim rebaixamento. O América-MG, último colocado com 27 pontos, já caiu. O Sport precisa de um resultado positivo para afastar de vez as chances de queda.
Com 43 pontos e na 15ª posição, o time pernambucano necessita de uma vitória para se garantir, matematicamente, na Série A. Com três pontos, a equipe não poderia mais ser alcançada por Inter, hoje com 39, e Vitória, 42, independentemente dos resultados dos rivais, que enfrentam Cruzeiro e Coritiba, respectivamente.
- Corinthians x Atlético-PR
- Sábado | 26/11 | Arena | 21h
Voltamos à Libertadores, com direito a confronto direto por um lugar no G-6.
Um ponto separa o Atlético-PR, quinto, do Corinthians, sétimo. A situação do time paranaense é semelhante à do Botafogo: uma vitória e tropeços dos mesmos rivais colocar a equipe na competição continental.
Já o Corinthians precisa de uma vitória para depender apenas de suas forças para assegurar a vaga no G-6. Um resultado positivo, somado a um tropeço do Botafogo, encaminha a classificação para a Libertadores. Por outro lado, um empate ou uma derrota para o Atlético-PR deixam, como prêmio de consolação, a vaga na Sul-Americana.