Após duas eliminações seguidas nas quais a balança foi um problema, o Corinthians tentará seu primeiro título da Libertadores com as mesmas preocupações na cabeça. O atacante Adriano e o meia Douglas estão assumidamente acima do peso e são opções apenas parciais para o técnico Tite em plena disputa do torneio continental.
O panorama acima repete os observados em 2010 e 2011 com o centroavante Ronaldo. Depois da boa forma que apresentou em 2009, o Fenômeno chegou ao ano seguinte já vivendo problemas com a forma física. Na temporada seguinte, ainda mais gordo, o Fenômeno foi um dos pivôs da vexatória eliminação contra o Tolima, ainda na Pré-Libertadores.
O problema de Adriano dá sinais de ser parecido. Há um ano tentando entrar em forma, ele sofreu com contusões e, embora o Timão fale que a situação do jogador melhorou, um caminho longo ainda precisa ser percorrido, e o técnico Tite está de olho nisso.
– Foi um passo, mas ele ainda está em processo de evolução. Não adianta falar que precisa de ritmo. Se treinar forte não precisa de ritmo, vai estar pronto pra brigar pela posição.
A situação de Douglas é um pouco menos grave. De acordo com o jogador, é preciso perder apenas 1,5 kg para ficar em seu peso ideal. Contudo, na partida contra o São Caetano, ele ainda mostrou estar longe do estado físico ideal.
– Estou treinando bastante, fazendo um trabalho extra. Falta perder 1,5 kg, mas isso a gente tira rapidinho.
E é bom Douglas correr. O Timão volta a campo pela Libertadores no dia 7 de março, no Pacaembu, contra o Nacional, do Paraguai. A partida é uma das mais importantes para o Alvinegro na primeira fase, já que a equipe paraguaia é considerada uma das mais fracas do grupo e a partida é em casa.