Em reunião com o movimento "Juventude Pró-Silval", o governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu, na noite de quinta-feira (29), a inclusão no Plano de Governo, das propostas dos movimentos de jovens que integram a Coligação "Mato Grosso em Primeiro Lugar".
"Vou estudar com todo o carinho estas propostas e peço que sejam entregues até o dia 17 de agosto para inseri-las no programa de governo e para que também sejam mostradas durante o horário eleitoral gratuito, oportunidade em que irão conhecer nossas propostas, inseridas com a de vocês", afirmou Silval, que é candidato à reeleição nas eleições de outubro.
"Este encontro é para debater propostas a partir dos anseios da juventude levantados por vários grupos de jovens", observou Macgveyver Santos Rocha, diretor do Centro Acadêmico da Universidade de Cuiabá (Unic).
O encontro, realizado na sede do Juventude Pro Silval, localizada na Rua Rules Rimet, Bairro Alvorada, reuniu também representantes do Centro Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Associação da Juventude Luta e Cidadania (AJCL) e de vários movimentos jovens dos partidos da Coligação.
Segundo o coordenador do Juventude Pró Silval, Rafael Cruz, 10% da população mato-grossense – o equivalente a 1 milhão – são jovens. "Investir nos jovens, é garantia de um país melhor", afirmou. No dia 12 de julho passado, o Senado aprovou a Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 42/2008 que garante na Constituição os interesses da juventude.
A PEC modificou o artigo 227, incluindo a menção ao "jovem". A nova redação é a seguinte: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, a profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda a forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
A partir de agora, a União, Estados e Municípios devem criar políticas públicas para um universo de 50 milhões de jovens entre os 15 e 29 anos. Em Mato Grosso, o governo do Estado já vem implementando várias ações. Segundo o governador Silval Barbosa, políticas de Estado para a juventude terão decisiva contribuição dos movimentos jovens.
"Nos últimos anos, o governo do Estado já investiu mais de R$ 3 milhões em programas de qualificação, capacitação, em cursos como o de informática, beneficiando mais de 10 mil jovens em 11 municípios", informou Silval.
O secretário-financeiro da AJLC, Ronaldo Fontes, disse que a entidade que representa, cuja sede fica no bairro Três Barras, em Cuiabá, reúne hoje 270 jovens que participam de projetos desenvolvidos na comunidade, entre eles, uma escolinha de futebol.
"Oferecemos esporte, lazer e cultura. É uma oportunidade para tirar jovens das ruas", observou. Fontes acredita que Silval, sendo reeleito, poderá ampliar nos próximos anos a oferta de cursos de capacitação para inserir um maior número de jovens no mercado de trabalho.
Com informações da assessoria de imprensa