Na série de medição de votos feita pelo Ibope, sob encomenda da TV Centro América (Globo/4), o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, manteve-se na ponta nas quatro rodadas de pesquisa eleitoral. Wilson Santos (PSDB) esteve no topo, vinha em queda e acabou ultrapassado pelo então terceiro colocado, Mauro Mendes (PSB). Marcos Magno (PSOL) conseguiu ser citado.
Na evolução das intenções de votos, Silval largou a corrida eleitoral na ponta e se manteve, disparando agora na reta final. Em maio, com 31%, quatro pontos a frente do segundo colocado, Wilson. Em junho, Silval caiu para 29%, empatado com o tucano. Em agosto, Silval desceu para 28%, mas distanciou seis pontos de Wilson. Agora, Silval foi para 41% e o segundo colocado passou a ser Mauro, que está 19 pontos atrás.
Wilson iniciou emparelhado com o primeiro colocado, chegando até a estar empatado, veio em queda e, agora, é o terceiro colocado. Ele começou com 27% das intenções de voto, na primeira sondagem do Ibope. Chegou ao seu maior índice na segunda rodada, com 29%, empatado com Silval. Daí, iniciou sua queda. Na terceira rodada estava com 22%. Neste mês, Wilson foi ultrapassado e está com 17% das intenções de voto.
Mauro Mendes vem num quadro sem muita mudança, mantendo-se com uma média de popularidade eleitoral e conquistou a segunda colocação, nesta reta final, mas por conta da queda do segundo do que pela sua evolução. Mauro largou com 15%, subindo para 17% na segunda sondagem. Ele caiu para 14% no mês de agosto e, na última pesquisa do Ibope, aparece com 20%, pela primeira vez, na segunda posição, mas distante 19 pontos do primeiro.
Marcos Magno, nas três primeiras rodadas, sequer pontuou. Na última pesquisa, ele apareceu com 1% dos votos.
Registros
Nos estudos, na modalidade estimulada, o Ibope entrevistou 812 pessoas em cada amostragem, onde a margem de erro é de 3% para mais o para menos. A primeira pesquisa, de maio, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 10.612/2010; a segunda sob número 16.012/2010; a terceira rodada número 27.380/2010; e a quarta no registro 31.711/2010.
Primeiro turno
As duas sondagens de institutos nacionais, Vox Populi e Ibope, mostram a tendência de que a eleição, em Mato Grosso, se definirá no primeiro turno, e Silval seria reeleito governador do Estado.