O governador Silval Barbosa (PMDB) decidiu manter o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra, à frente do comando do Ministério Público Estadual, por mais dois anos.
O ato de nomeação de Ferra foi publicado no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira (14). Na eleição interna do MPE, no início do mês, o procurador teve 141 votos contra 76 de seu adversário, o promotor Roberto Turim.
Com a votação, Ferra encabeçou a lista enviada ao Executivo na semana passada. Historicamente, na disputa no MPE, o candidato mais votado é sempre escolhido pelo governador. Dessa forma, o procurador-geral conseguiu ser reconduzido ao cargo, com apoio da maioria dos membros da instituição e do próprio Governo.
No último dia 3, a Associação Mato-grossense do Ministério Público Estadual, presidida pelo promotor José Antonio Borges, encaminhou um ofício ao chefe de Estado, solicitando que fosse respeitada a decisão da classe.
O novo procurador comandará a instituição no biênio 2011/212. A posse está prevista para março de 2011. Atualmente, o Ministério Público de Mato Grosso conta com 201 membros, sendo 171 promotores e 30 procuradores.
Eleição
A eleição interna foi realizada no último dia 3, na sede da instituição localizada no Centro Político e Administrativo (CPA). O processo foi conduzido por uma comissão presidida pelo procurador José Basílio Gonçalves, com a participação das promotoras Rosana Marra e Sasenazy Soares Rocha.
Disputa anterior
Em 2006, quando entrou na disputa pela primeira vez, Ferra teve como concorrentes os procuradores João Batista de Almeida, Naume Denise Nunes Rocha Muller e o promotor Alexandre Guedes.
O atual procurador-geral de Justiça foi o mais votado, com 105 votos, tendo seu nome homologado pelo então governador Blairo Maggi (PR).
