Após quase duas horas de reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Silval Barbosa (PMDB) obteve, nesta terça-feira, o primeiro resultado efetivo do encontro: a regulamentação das Glebas Divisa e Maíca, que passam a pertencer oficialmente a Mato Grosso.
A presidente Dilma assinou os decretos que regulamenta a Lei aprovada, no ano passado, pelo Congresso Nacional, repassando as duas áreas para Mato Grosso titular.
A luta para oficializar as áreas remete há mais de 25 anos e beneficia, diretamente, as populações de Marcelândia e Novo Mundo, municípios cujas áreas estão praticamente todas nas duas glebas.
"A partir de agora, as famílias poderão registrar suas propriedades e se beneficiar através de várias possibilidades, como financiamentos e empréstimos bancários para investimentos, coisas que não eram possíveis por falta do registro da posse", afirmou Silval Barbosa.
A questão foi tratada durante a reunião no Palácio do Planalto, porém a presidente Dilma só deu a notícia sobre a regularização das áreas a Silval no início da noite, via telefone.
Além desse assunto, o governador tratou de logística, obras de mobilidade urbana, ferrovia, Copa de 2014 e investimentos para o Estado. Nesta quarta-feira, Silval fará um balanço da primeira audiência com a presidente Dilma