Silval assume, definitivamente, PAC de Cuiabá e VG

Data:

Compartilhar:

Após liderar articulações em Brasília no início desta semana, o governador Silval Barbosa (PMDB) conseguiu autorização do Ministério das Cidades para assumir as obras referentes à primeira e segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Cuiabá e Várzea Grande.

"Tivemos autorização de que o convênio atenderá as exigências do Estado e agora estamos finalizando a parte jurídica e burocrática que deve ser superada até o final deste mês. Conseguimos este resultado após reuniões com representantes do Ministério das Cidades, Planejamento, Caixa Econômica Federal e a equipe técnica dos municípios", revelou Silval. 

Uma das exigências do Estado para executar as obras do PAC é ter autonomia para conduzir o processo de novas licitações em Cuiabá e Várzea Grande.

Isso porque há uma necessidade de renovar os convênios da primeira etapa do PAC que vence em dezembro de 2011. Com o aval dado pela cúpula do Governo Federal, Silval trabalha com a perspectiva de ampliar o convênio até dezembro de 2015.

Desde a paralisação em agosto de 2009, as empreiteiras do Consórcio Cuiabano movem ações na Justiça contra os municípios de Cuiabá e Várzea Grande para receber o dinheiro referente à parte dos serviços que foram executados. O valor a ser pago atinge R$ 4 milhões e o governador acredita que haverá êxito nas negociações. 

"Tem medições feitas pelas empresas que são reconhecidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) . As empresas tem sinalizado que abrem mão de toda a discussão jurídica e do processo licitatório se receber a quantia financeira. Isso está sendo acertado com os dois municípios e os órgãos competentes em Brasília", explicou o peemedebista. 

Histórico

A primeira etapa das obras do PAC em Cuiabá e Várzea Grande está paralisada desde agosto de 2009 quando foi deflagrada a Operação Pacenas, da Polícia Federal. Apesar dos indícios de fraude na licitação dos municípios, toda a investigação foi arquivada pela Justiça Federal por falhas no andamento processual.

Ao todo, são mais de R$ 400 milhões que o PAC destina a Cuiabá e Várzea Grande para investimento em obras de tratamento de água, esgoto, habitação e pavimentação asfáltica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...