Servidor para por 24h e ameaça greve

Data:

Compartilhar:

GD


Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) realizam nesta terça-feira (20) uma paralisação de 24h. A categoria, que já deflagrou greve no primeiro trimestre deste ano, ameaça parar novamente na próxima segunda-feira (26).

Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran-MT), Daiane Renner, pontua que o Governo já avisou que não fará a nomeação dos aprovado em concurso público realizado no início do ano. A recusa vai contra ao acordo feito entre gestão e sindicalistas, que fizeram greve durante 14 dias no mês de maio, justamente por falta de efetivo.

“Tivemos uma reunião no dia 1º de outubro. O Governo disse que não vai fazer a nomeação este ano, o que contraria a Lei Orçamentária. Almejamos isso desde o início do ano, quando avisamos que boa parte dos servidores seriam aposentados”.

Desde março, 30 servidores passaram a ser beneficiários do INSS, o que provocou o aumento do déficit da mão de obra na autarquia. Daiane destaca que a defasagem é de praticamente 70%. Atualmente o Detran conta com 809 funcionários ativos, enquanto o ideal, e conforme a lei de carreira, seria de 2.100.

Na pauta de reivindicações, os servidores também pedem melhoria nas condições de trabalho, atendimento e infraestrutura. De acordo com a presidente, além da falta de segurança, as unidades estão sucateadas. O grupo ainda pede que o Governo passe a implementar pontos já aprovados no Plano de Cargos e Carreira e Salários (PCCE), que inclui a publicação do manual de atendimento, inserção de política de segurança e saúde, além do programa de qualificação. As medidas foram aprovadas há dois anos. Daiane informou que a lista de pedidos foi protocolada no Governo no último dia 14.

Sobre a publicação do manual, o presidente do Detran, Rogers Jarbas, afirma que é prioridade desde o início da gestão atual e deverá ser finalizado até o final de novembro. “Por força do Decreto nº 274/15, o qual institui os Manuais Técnicos de Processos e Procedimentos do Poder Executivo do Estado, o Detran/MT, sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional da Secretaria de Estado de Gestão, teria até dezembro de 2017 para regulamentar e disponibilizar o Manual Técnico de Processos e Procedimentos, entretanto, por ser um processo já em desenvolvimento e priorizado pela atual gestão, acreditamos que até o primeiro trimestre de 2016 já estará concluído e disponibilizado a todas unidades”.

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria do Governo que até o fechamento desta matéria não retornou as ligações.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY