Serra quer fechar fronteira contra tráfico

Data:

Compartilhar:

A Gazeta


O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), esteve em Cuiabá nesta segunda-feira (14) para se reunir com o governador Pedro Taques (PSDB). Entre os assuntos tratados com o chefe do Executivo Estadual, o tucano deve coletar informações para dar início a um projeto de combate ao tráfico nas fronteiras. “Mato Grosso é onde se apreende 15% da cocaína no Brasil, é um Estado que sofre muito com esse problema e provavelmente entra muito mais com isso. Então estamos organizando a segurança nas fronteiras. O crime internacional tem que ser combatido de maneiro multinacional”, disse Serra.

O tucano ainda ressaltou que na próxima semana deve se reunir com ministros dos países vizinhos ao Brasil. “Vamos nos reunir com ministro do Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile para discutir medidas a serem adotadas. Os governadores dos estados que fazem divisa também vão participar, porque quem sabe como a coisa funciona são os governadores, e segurança depende do entrosamento com os outros países. O Brasil tem uma extensão muito grande de fronteira terrestre e, portanto, temos que nos empenhar nesse assunto”.

Outro assunto discutido no encontro foi à disponibilização do Porto Fluvial de Cáceres para a Associação Pró-Hidrovia Paraguai – Paraná (APH), com o intuito da retomada da operação do Porto. Com a reativação, será possível intensificar o desenvolvimento das regiões Sudoeste e Oeste de Mato Grosso. A ação se deve ao Termo de Cooperação Técnica 001/2016, assinado entre a Metamat e a Associação, para que sejam realizados estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e a elaboração do Plano de Investimento para a retomada da operação.

A reativação do Porto de Cáceres é essencial para a integração comercial com a América do Sul, pela Hidrovia Paraguai-Paraná, e para fortalecer a logística dos produtos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que está em construção no município. A hidrovia deve ligar Mato Grosso a outros centros produtores e exportadores, o que além de promover o desenvolvimento econômico, vai gerar novos empregos e investimentos.

Relações exteriores

Serra também comentou sobre a eleição do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com ele, o Brasil estará empenhado em manter um bom relacionamento com o novo governante, que tem um perfil protecionista. 

“Treino é treino e jogo é jogo. Treino é a campanha, jogo vai ter que ser definido ainda, inclusive a partir da própria equipe que o presidente vai montar, aí nós vamos analisar como ficará o cenário. Agora nós temos o empenho de manter uma boa relação e o interesse de defender os interesses nacionais e da expansão do comércio e dos investimentos do nosso país. Essa é a prioridade”, disse Serra. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas