Invicto desde que assumiu o comando do Santos, o técnico Muricy Ramalho terá mais uma decisão pela frente – provavelmente a mais importante até agora – nesta terça-feira (3), a partir das 22h45 (de Brasília), diante do América, em Querétaro, no México.
Como venceu a partida de ida por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Santos precisará de apenas um empate para garantir vaga nas quartas de final da Libertadores da América. Se perder por diferença de um gol, desde que balance as redes mexicanas, a equipe também levará a classificação de volta para o Brasil.
Os grandes problemas para o duelo serão o cansaço e a ausência do meia Elano. O voo que levou a equipe ao México atrasou e a delegação chegou exausta ao palco do confronto.
Para piorar, o time entrará em campo sem o seu artilheiro na temporada, já que o camisa 8 sentiu um problema na coxa esquerda e foi vetado para a viagem.
O volante Adriano, que tem entrado bem no time, mas possui características completamente distintas do titular, será seu substituto e reforçará a pegada da equipe da Baixada.
A ausência do artilheiro fará com que Danilo tenha um pouco mais de liberdade no setor ofensivo, podendo auxiliar Paulo Henrique Ganso, Zé Eduardo e Neymar na chegada ao ataque. A marcação aos meias rivais ficará a cargo de Arouca e Adriano.
Na visão do técnico Muricy Ramalho, independentemente do importante desfalque, o melhor modo de continuar na competição é não esperar o América tomar a iniciativa no duelo.
– Fizemos um gol e não tomamos nenhum jogando na Vila. Se você olhar por esse lado, é uma boa vantagem, mas temos que ir lá e ganhar o jogo. Eles vão vir para cima e, certamente, vão sobrar mais espaços para jogarmos como gostamos de fazer.
Confira também
No América, ao contrário do que aconteceu na Vila Belmiro, o técnico Carlos Reinoso deve escalar a sua força máxima. O treinador não deve poupar nenhum dos seus titulares, mesmo com a fase de mata-mata do Campeonato Mexicano, diante do Morelia, estando prestes a começar.
– Tem sido um semestre complicado para nós, com muitos jogos e viagens em sequência. Mas temos de continuar representando bem o América. Agora, vamos jogar pela Libertadores e pensar em avançar nessa competição. Estamos pensando no Santos e queremos eliminá-los. Depois, veremos o que será feito mais à frente.
O lateral-esquerdo Layún foi expulso no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores e, por conta disso, terá de cumprir suspensão automática no confronto desta terça. Martínez ou Olivera, ambos meio-campistas, brigam pela sua posição.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MEX X SANTOS
Local: estádio La Corregidora, em Querétaro (México)
Data: 3 de maio de 2011, terça-feira
Horário: 22h45 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (Equador)
Assistentes: Luis Alvarado e Marco Muzo (ambos do Equador)
AMÉRICA-MEX: Ochoa; Rojas, Mosquera, Valenzuela e Martínez (Olivera) ; Rosinei, Montenegro, Reyes e Reyna; Vuoso e Sánchez
Técnico: Carlos Reinoso
SANTOS: Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Danilo e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Muricy Ramalho