Seleção “ignora” lesões de Pato e presença do atleta em Londres é incerta

Data:

Compartilhar:

 

O grave histórico de lesões de Alexandre Pato não preocupa apenas o Milan. O atacante, de 22 anos, tem idade olímpica e certamente faz parte dos planos do técnico Mano Menezes. No entanto, até o momento, o médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, disse aoR7 que não foi orientado pela comissão técnica a se aproximar do atacante ou do clube italiano para entender melhor sua condição clínica.

– Nós não temos noção dessas lesões, porque ele não é um atleta da seleção brasileira. Ele serve à seleção. Quando ele esteve na seleção, não demonstrou problema. Eu não posso tomar nenhuma posição a não ser que houvesse uma solicitação, o que ainda não ocorreu.

A frequência com que Pato tem lesões musculares é assustadora. Ambas as pernas e os músculos adutores já foram tratados.  No início de 2010, acompanhado do médico do Milan, ele veio ao Brasil para se recuperar no centro clínico do Internacional, equipe que o revelou no futebol. Desde então, o atacante amargou 345 dias lesionado e ficou ausente de 66 partidas de seu time.

Marin deixa futuro de Mano pós-Londres “nas mãos de Deus”

Presidente da CBF confia em Lucas e Neymar por inédito ouro

O jogador viajou aos EUA para tentar novamente se curar e, na volta, foi escalado para ficar no banco na segunda partida contra o Barcelona, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Entrou no segundo tempo e logo foi substituído após 14 minutos em campo. Foi sua 14ª lesão nos últimos dois anos.  Jean-Pierre Meerssman, médico do Milan, fez um prognóstico sombrio em entrevista ao jornal italiano Gazzetta Dello Sport.

– Dez, vinte ou trinta dias de ausência não mudam muito a situação. O certo é que a temporada terminou para ele. Ele já viajou para vários lugares, para a Alemanha, para os Estados Unidos, se consultou com muitos médicos. Não sei o que fazer. Quando estiver curado, voltaremos ao início. Pato foi declarado clinicamente curado 13 vezes, mas o fato é que não está curado.

Tudo que indica que, mesmo jovem, Pato sofre com uma lesão crônica, o que pode prejudicar seriamente sua carreira. Runco afirmou que a idade não interfere e é possível um atleta de menos de 25 anos sofrer com isso. Ele também não acredita que o Milan tenha feito o atacante voltar a atuar antes do tempo necessário para sua plena recuperação, “senão isso aconteceria em um caso, não tão repetitivo quanto tem sido”.

– É possível um atleta jovem ter problemas musculares crônicos, desde que ele tenha alguma patologia inerente de biomecânica ou alguma alteração metabólica, que é o que eu acredito que eles devem estar pesquisando.

Runco também disse que não se lembra de um jogador na idade de Pato com um histórico tão repetitivo de lesões. A temporada europeia acaba em maio. O fato de o jogador já estar descartado dela não significa que ele não possa se recuperar para os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecem em julho. Porém, a dificuldade que o atleta teve em voltar bem fisicamente das últimas vezes coloca uma interrogação em seu futuro.

A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas