A Seleção Brasileira de ginástica participou na manhã desta sexta-feira do evento-teste da modalidade por equipes e ficou na quinta colocação geral. As brasileiras, já classificadas para os Jogos Olímpicos de 2016, fizeram boa apresentação com os arcos e maças, mas a baixa nota nas fitas fez a nota total cair bastante. A equipe alemã foi a grande campeã.
: Brasileira fica de fora da final de evento-teste da ginástica rítmica
Abrindo as competições na Arena Olímpica do Rio de Janeiro e tornando-se a nota base para os juízes, na primeira apresentação da equipe, o conjunto com cinco fitas, as brasileiras deixaram a desejar, conquistando a segunda pior nota da modalidade, 14.883 (7.750 de dificuldade e 7.133 de execução).
A apresentação com três maças e dois arcos, contudo, foi muito boa. A nota de 16.183 (8.100 de dificuldade e 8.033 de execução) foi a segunda melhor da competição, ficando atrás apenas do conjunto campeão da Alemanha. A nota total das brasileiras foi de 31.066.
As alemãs tiveram a melhor nota nos dois conjuntos, somando 33.183 na pontuação geral. Na segunda colocação ficou o Uzbequistão, com 32.832, e a Grécia completou o pódio contabilizando 31.982. As três primeiras colocadas garantiram vaga nas Olimpíadas.
A equipe brasileira foi formada pelas ginastas Maiara Candido, Morgana Gmach, Jessica Maier, Gabrielle Moraes da Silva e Francielly Pereira.