O governo de Mato Grosso lançou nesta segunda-feira (18), no Diário Oficial, os editais Nº 001/2012 e 002/2013, para a realização do concurso público, na área de segurança pública. O concurso prevê 2,2 mil vagas, distribuídas entre os cargos de Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Judiciária Civil. As inscrições e o edital estão disponíveis no site www.funcab.org.
Ao cargo de Polícia Civil a remuneração é de 2.984,26 – Classe “A”, Nível 1 e exige-se certificado de conclusão ou diploma escolar do grau superior, em qualquer área de formação, registrado no Ministério da Educação. Tanto para PM, quanto para Bombeiro é exigido certificado de conclusão do Nível Médio (antigo segundo grau), devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC ou pelas Secretarias Estaduais de Educação, acompanhado de histórico escolar. A remuneração é de R$ 2.366, 79 – Soldado Classe “A”.
O concurso visa o reforço policial do efetivo, para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada em junho, na Capital. 50% dos aprovados serão chamados em janeiro do ano que vem e o restante em 2015. Todo um aparato será montado para que os novos policiais sejam treinados, capacitados e possam reforçar o policiamento, durante a Copa do Mundo. Após o evento esportivo, os novos oficiais serão redistribuído em todo o estado.
A realização do concurso faz parte de um pacote de medidas de impacto na área da segurança pública. As medidas vão ser complementadas com novos armamentos mais modernos inclusive teaser (arma de descarga elétrica), com novas viaturas especiais, cursos de capacitação e outras ações como monitoramento eletrônico e o serviço de inteligência.
O Concurso Público será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB).