Segundo IBGE Marcelândia tem 3°. Maior rebanho de bovinos do Estado

Data:

Compartilhar:

Segundo o levantamento realizado pelo instituto oficial de pesquisas do Governo Federal, o rebanho do Estado de Mato Grosso cresceu 5,15% em 2009 em comparação com 2008. Índice superior em quase quatro vezes maior que a média do país que obteve 1,5% de crescimento no mesmo período.

No novo cenário, o Estado de Mato Grosso consolida-se como o maior rebanho do país com 27,35 milhões de cabeças (13,3%) do total, seguido por Mato Grosso do Sul com 10,9%.

Segundo a pesquisa, dos 20 municípios com maior rebanho do país, 06 são no Estado de Mato Grosso, 08 de Mato Grosso do Sul, 03 do Pará, 01 de Goiás, 01 de Rondônia e 01 do Rio Grande do Sul. Somados esses municípios representa 8,37% de todo rebanho nacional. A pesquisa demonstra ainda que a maior concentração de bovinos esta concentrado nas regiões Centro-Oeste e Norte que juntos representam 54,1% do total do país.

O Chefe da Unidade de Serviço Municipal (Convênio Sefaz/MT) Marcos Antonio Aguiar, informou que os dados do INDEA no município não correspondem com os números apontados pelo levantamento do IBGE. Marcos relata que, conforme informações fornecidas pelo Chefe do Indea no Município Sr. João Alberti, o rebanho do município registrado no órgão é de cerca de 250 mil cabeças (menos de 1/3 dos números apontados pelo IBGE).

Por se tratar de informações que interferem diretamente na receita do Município, o Prefeito Adalberto Diamante (PR), agendou audiência na Secretaria de Fazenda do Estado para tratar do assunto, com intuito de esclarecer os dados e com isso tentar equilibrar a receita do município que terá redução na receita do FPM – Fundo de Participação dos Municípios – devido à queda da população apontada no censo 2010, causando sérias dificuldades para administrar o município que já sofre pra manter suas contas, pois já sofreu redução de receita de 2007 para 2008, com base na grande emigração populacional apontada pela contagem populacional de 2007.

O censo 2010 apontou para Marcelândia uma população de 11.994 habitantes, registrando uma queda de 16,99% em relação ao censo de 2000. No ano de 2005, antes de iniciarem na região as operações ambientais que culminaram com grande migração populacional, o município possuía aproximadamente 18 mil habitantes. Com essa população o município recebia FPM com base no índice 1.2. Com a contagem populacional de 2007 que apontou uma população de 14.084 habitantes o índice caiu para 1.0 e agora com novo registro de queda cairá para 0.8 o que representará uma queda de 30% da principal receita do município.


Redação: A. Cassiano/ Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas