Secid rompe contrato e aciona Mendes Jr

Data:

Compartilhar:

repórter Secid/MT


A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) iniciou processo de judicialização do contrato com a empresa Mendes Junior Engenharia S.A., responsável pela construção do Complexo Arena Pantanal. Os documentos serão encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado, na próxima semana, para que as medidas jurídicas sejam tomadas.

A decisão pela judicialização se deve ao descumprimento, por parte da construtora, em relação ao prazo de cinco dias, dado pela Secid, para a retomada das obras no local. A empresa chegou a solicitar aditamento de prazo para analisar relatório técnico de pendências elaborado pela Secid, porém a solicitação foi negada pela pasta.

Além deste fator, a Secretaria dá início também ao processo de contratação emergencial de empresa que será responsável por concluir as pendências na obra e que estão relacionadas à certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Atualmente, cerca de 60 itens necessitam de ajustes para que o Estado obtenha a certificação internacional. Dentre as ações que necessitam ser realizadas no estádio estão o comissionamento básico dos sistemas de consumo de energia, constatação da eficiência energética do estádio, melhorias no sistema hidráulico e de fornecimento de água quente, assim como no sistema de automação predial, além de ajustes na infraestrutura, dutos e tubulações, sistema de reuso de água, iluminação e renovação de ar.

De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, desde o início da gestão, a secretaria tem trabalhado junto à Mendes Junior para que a obra da Arena Pantanal fosse concluída. A empresa, que alega ter valores a receber do Estado, se negou a assinar o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), em dezembro de 2015, com Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT).

Em relação aos recursos financeiros, um levantamento realizado pela Secid, TCE-MT, Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministérios Públicos de Conta (MPC) e Estadual (MPE) apontam uma dívida de R$ 17.861.129,55 que deve ser paga pela construtora ao Governo.

O montante é referente a serviços não finalizados no estádio, patologias e irregularidades encontradas na obra, como também ações de acessibilidade e itens que compreendem a certificação LEED que não foram finalizados.

LEED

Classificada como um sistema que verifica e atesta a qualidade ambiental de um empreendimento, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é mais um dos componentes da obra que necessita ser finalizado.

O prazo para obtenção do certificado se encerra em 2016 e caso o Estado não apresente os itens da classificação, os juros relacionados ao empréstimo feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão elevados. O valor financiado pelo Estado para a construção da Arena Pantanal é de R$ 337.900.362,00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...