O primeiro lance de destaque ocorreu aos 12 minutos, quando Ganso recebeu de Neymar e cruzou na medida para Alan Kardec. O centroavante, porém, não conseguiu cabecear como queria e tocou a bola por cima do gol.
Pouco depois, aos 18, foi a vez de Neymar receber de Juan e, com categoria, chutar colocado, buscando o canto esquerdo de Anderson. A bola saiu rente a trave do Mogi, assustando o goleiro do Mogi Mirim.
Só que o time santista, melhor em campo, não demorou muito para chegar ao gol. Aos 21, Neymar fez boa invertida de bola para Maranhão que, com uma cabeçada precisa, superou Anderson: 1 a 0 para o Alvinegro Praiano.
Com a vantagem no placar e mostrando um bom futebol, o Santos teve duas oportunidades para ampliar o marcador, na mesma jogada. Aos 28, o zagueiro Edu Dracena girou sobre a marcação e bateu para o gol, mas a bola passou rente a trave. Na sequência, Neymar fez o cruzamento e Dracena quase novamente quase marcou, só que o zagueiro do Sapão dividiu o lance pelo alto, evitando o segundo gol dos donos da casa.
Dois minutos depois, o Peixe teve outra grande chance de gol. Neymar recebeu boa assistência de Ganso e, com uma finalização colocada, exigiu boa defesa de Anderson.
Antes do intervalo, os santistas ainda tiveram mais uma oportunidade para balançar as redes. Com 36, Juan soltou a bomba do bico esquerdo da grande área, mas Anderson estava bem colocado e espalmou a bola para escanteio, salvando o Mogi novamente.
Com a desvantagem no placar, o técnico do Sapão, Guto Ferreira, voltou para a etapa complementar com duas substituições. Jefferson Maranhão no lugar de Roni e Luis Felipe na vaga de Edson Ratinho, que estava pendurado, com cartão amarelo.
Mesmo com as alterações, o Mogi Mirim continuava jogando fechado na defesa, explorando os contra-ataques. Em um deles, aos oito, Jefferson Maranhão recebeu nas costas da zaga santista, cortou Juan e soltou a bomba, mas a bola passou ao lado do gol de Rafael, sem oferecer maior perigo a equipe da casa.
O Santos respondeu aos 15, em cobrança de falta de Neymar. A Joia arriscou o chute e Anderson fez mais uma grande defesa, salvando o Sapão de levar o segundo gol na Vila. Só que Anderson evitou o gol do camisa 11 na primeira vez, mas não pôde fazer nada na segunda oportunidade. Aos 26, Neymar invadiu a grande área, após driblar três oponentes, e, de perna esquerda, marcou o segundo gol santista, para a explosão de alegria dos torcedores que compareceram a Vila Belmiro.
Com a partida praticamente definida, o técnico Muricy Ramalho resolveu poupar Arouca, substituindo-o pelo meia Elano.
Antes do apito final, aos 46, Neymar ainda teve uma grande chance para marcar o terceiro alvinegro e o seu centésimo gol pelo clube, em jogada individual, mas parou nas mãos de Anderson.