Saiba como fazer a sua própria cerveja em casa

Data:

Compartilhar:

A boa notícia para quem ainda é um mero “curioso” no mundo das cervejas caseiras é que mesmo a receita errada é melhor que a cerveja do bar. A afirmação é de David Figueira, presidente da ACerva paulista (Associação de Cervejeiros Artesanais de São Paulo) físico de profissão, mas cervejeiro caseiro nas horas vagas.

 

 

Para fazer a sua própria cerveja você vai precisar de duas panelas grandes, um fogão, um galão de água de 20 litros (que é a quantidade que você vai produzir), malte, um moedor de cereal para triturar (ou pode ser um liquidificador).

Entre os erros mais comuns estão o de esquecer de moer o malte e colocar o fermento com o líquido muito quente (o que faz com que a cerveja não fermente). Segundo David, essas “derrapadas”, bem comuns aos iniciantes, são bastante comuns devido à empolgação.

– As pessoas ficam eufóricas. É tão legal estar ali naquele momento que é como se parasse tudo. Mas nada de beber em excesso. Um dos lemas dos cervejeiros, que segue até o dos italianos (comer menos, comer melhor) é o “beber menos, beba melhor”. Em nenhum encontro de cervejeiros você vai encontrar alguém bêbado. É apreciação, é algo muito diferente.

Para fazer a sua cerveja em casa é necessário ter alguns itens básicos antes de se aventurar na cozinha.  Um kit completo para 20 litros de cerveja sai por cerca de R$ 1.500 e pode ser adquirido em lojas especializadas, geralmente recomendadas pelas associações de cervejeiros, no caso, Acerva (www.acerva.com.br). A receita divulgada pelo R7 foi feita pela A Turma, grupo de apreciadores de cerveja de Campinas/SP.
 

Saiba quais são os equipamentos:

– Moinho 
– 3 Caldeirões de 30 litros com válvula 
– 5 Metros de Mangueira Atóxica
– Bomba para circular Mosto
– 2 Baldes em material atóxico ou inox cônico (Fermentador/Maturador) com válvula 
– Válvula Airlock
– Rolha em Silicone para Válvula Airlock
– Densímetro
– Proveta 
– Garrafas de Cerveja
– Tampinhas
– Tampadora de Garrafas
– Iodo
– 5 metros de cano de cobre (chiller)
– Areador de Mosto
– Filtro Bacteriano 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...