José Geraldo Riva (PSD), cabeça de chapa da coligação Viva Mato Grosso, foi o último dos 5 candidatos ao governo a chegar ao Grupo Gazeta de Comunicação para o debate. Porém, seus assessores já estavam na emissora, pois chegaram antes para conversar com a produção e também atender a imprensa. Riva chegou às 11h40 acompanhado de sua esposa, Janete Riva, também do PSD que recentemente saiu em defesa do marido rebatendo acusações de membros da coligação adversária encabeçada pelo candidato Pedro Taques (PDT).
Ele destacou estar preparado para apresentar suas propostas e ideias, mas adiantou que também chegou preparado questionar os adversários sobre temas polêmicos. “Que esse debate possa influenciar na escolha do governador de Mato Grosso, que ele possa ajudar o eleitor a escolher o seu candidato. Vou tentar focar no campo da proposta, das ideias, logicamente sem perder de vista assuntos polêmicos que às vezes precisam ser tratados para que a população seja esclarecida”, destacou o social democrata ao lado de Janete Riva.
Questionado se também estava preparado para responder aos questionamentos polêmicos envolvendo seu nome, e sobre a troca de “farpas” entre ele e Taques em decorrência da Operação Ararath, na qual ele é investigado e chegou a ser preso no dia 20 de maio, o social-democrata destacou que sim. “Acho que o objetivo principal do debate é o eleitor conhecer as propostas e ideias, mas é também conhecer verdadeiramente o candidato. Eu espero que o povo de Mato Grosso conheça, que eu tenha a oportunidade aqui de me apresentar da forma como eu sou”, enfatizou José Riva.
O candidato destacou que o debate é importante para todos, pois o confronto de ideias é necessário em qualquer campanha e parabenizou a TV Record pela iniciativa. Para ele, a sabatina é a oportunidade de expor as ideias e propostas, mas também conhecer a posição de cada candidato em relação a temas polêmicos que possam ser abordados. “Exatamente isso que ele [cidadão] está aguardando, o confronto de ideias, para tomar suas decisões”.
Integrante da assessoria jurídica da coligação Viva Mato Grosso, o advogado José Antônio Rosa pontuou que a equipe definiu como estratégia um grupo de 15 pessoas para acompanhar o candidato no debate. São pessoas ligadas à campanha, como presidentes de partido, candidato a senador, candidato a vice-governador e outros 5 assessores.