
Antes do início da nona rodada, São Paulo e Fluminense sabiam que precisariam de bons resultados para não terminar a rodada da zona de rebaixamento. Porém, as duas equipes não conseguiram dar fim ao momento de crise e vão começar a semana no grupo da degola.
A situação do São Paulo é a mais crítica. A equipe de Paulo Autuori não vence há 12 jogos, o maior jejum da história tricolor, e ocupa a 18ª colocação do Brasileirão com 9 pontos. Porém, o Tricolor já tem 11 jogos na competição, pois embarca para uma excursão para a Europa e Ásia nesta segunda-feira.
No período que estará fora do País, o São Paulo disputará quatro partidas em oito dias. A viagem começa pela Alemanha, onde a equipe disputa a Copa Audi dia 31 de julho e 1º de agosto, e deve enfrentar Bayern de Munique, Manchester City e/ou Milan. No dia 3, o clube encara o Benfica em Portugal, e pega o Kashima Antlers dia 7 no Japão.
Quando retornar ao Brasil e a dura realidade no Brasileirão, a reação são-paulina terá que começar contra a Portuguesa no dia 10 de agosto, no Canindé.
Já o Fluminense foi parar no Z-4 graças ao gol do Flamengo no último minuto no clássico contra o Botafogo. Caso a equipe rubro-negra tivesse perdido, eram os comandados de Mano que ficariam entre os quatro piores e não o Fluminense, que foi derrota pelo Grêmio no Sul, e estacionou nos 9 pontos e na 17ª colocação.
Porém, diferente do tricolor paulista, os cariocas não tem tempo para lamentar. Na quarta-feira, o time das Laranjeiras recebe o Cruzeiro no Maracanã, e no domingo enfrenta a Ponte Preta em Campinas.