O deputado reeleito José Riva, um dos líderes do PP, negou que a sigla esteja em crise devido ao impasse em relação ao nome que assumirá a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Nos bastidores a informação é de que o problema estaria ligado à intransigência do vice-governador eleito Chico Daltro (PP), que não quer abrir mão de voltar a ocupar a pasta.
Ele comandou a secretaria nos últimos três anos e, apesar de ter um cargo destacado como futuro vice, não admitiria o fato de que o partido fechou questão em torno do nome do deputado federal reeleito Eliene Lima.
Caso Eliene assuma, o segundo suplente Neri Geller ocupará sua vaga na Câmara Federal, fortalecendo ainda mais o partido.
"Estamos aguardando o retorno do governador Silval Barbosa para nos reunirmos e discutirmos os nomes. Quanto à crise interna que se divulga, isso não existe. Tratamos disso com maior tranquilidade no partido e estamos vendo a melhor forma de dar oportunidade aos suplentes", afirmou Riva.
Segundo ele, a cúpula do PP se reunirá nesta semana com Silval para bater o martelo sobre quais nomes ocuparão as secretarias de Ciências e Tecnologia (Secitec) e Esportes e Lazer (Seel), destinadas à sigla.
A indefinição também se dá quanto ao nome que irá assumir a Secretaria de Esportes e Lazer, sendo cotados os deputados estaduais Ezequiel Fonseca e Antonio Azambuja. Com essa indicação, o partido abre espaço para o suplente Luizinho Magalhães.
Secretariado
No último dia 21, o governador Silval Barbosa divulgou parte dos nomes que irão compor o secretariado, restando apenas quem irá comandar as secretarias de Ciência e Tecnologia, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Extraordinária de Governo (recém-criada).
A expectativa é que os nomes sejam anunciados ainda esta semana, antes da posse que acontece no dia 1º de janeiro.
Confira os nomes que foram anunciados por Silval:
César Zilio – secretaria de Administração (Sad)
Nico Baracat – Cidades (Secid)
Osmar Carvalho – Comunicação Social (Secom)
João Malheiros – Cultura (SEC)
Tetê Bezerra- Desenvolvimento do Turismo (Sedtur)
Rosa Neide Sandes de Almeida – Educação (Seduc) –
Edmilson dos Santos – Fazenda (Sefaz)
Pedro Nadaf – Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme)
Alexander Maia – Meio Ambiente (Sema)
José Gonçalves Botelho do Prado – Planejamento e Coordenação Geral (Seplan)
Pedro Henry – Saúde (SES)
Diógenes Curado – Segurança Pública (Sesp)
Roseli Barbosa – Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs)
Arnaldo Alves de Souza Neto – Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU)
Paulo Lessa – Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH)