Nos últimos cinco dias tive acesso a quatro pesquisas quantitativas, uma delas realizada em todos os 141 municípios e, com base nisso, me arrisco a desenhar um quadro sobre os possíveis eleitos para deputado estadual e federal, a um dia das eleições. Na corrida à vaga na Assembleia, o PP e o PR devem mesmo ficar com as maiores bancadas.
José Riva, que teve mandato cassado, e deputado Sérgio Ricardo devem ter mais de 100 mil votos na corrida à AL
A coligação que aglutina PR, PT e PMDB deve "abocanhar" entre 10 a 12 vagas. Terá o deputado Sérgio Ricardo como o mais votado. As amostragens projetam o republicano com cerca de 5,7% dos votos válidos, próximo dos 100 mil votos. O segundo mais votado dessa aliança deve ser o presidente da Assembleia Mauro Savi, também do PR, que pode obter 2,6% dos votos. Em seguida, vem o deputado Sebastião Rezende (PR), o petista Alexandre Cesar, o também parlamentar Wagner Ramos, a ex-deputada federal Teté Bezerra, o deputado Adalto de Freitas, o ex-secretário de Estado Baiano Filho, e o ex-prefeito de Itiquira Ondanir Bortolini, o Nininho. Estes 9 são considerados possíveis eleitos e/ou reeleitos. As outras duas ou três cadeiras devem ser disputadas por 9 candidatos, sendo eles os deputados João Malheiros, Wallace Guimarães, Jota Barreto, Nilson Santos e Ademir Brunetto, os ex-deputados Romoaldo Júnior e Emanuel Pinheiro, o vereador cuiabano Lúdio Cabral e a empresária de Tangará da Serra Edna Campos (PMDB).
Possíveis eleitos e/ou reeleitos da coligação PR/PMDB/PT
*Sérgio Ricardo
*Mauro Savi
*Sebastião Rezende
*Alexandre Cesar
*Wagner Ramos
*Teté Bezerra
*Adalto de Freitas
*Baiano Filho
*Ondanir Bortolini, o Nininho
João Malheiros
Romoaldo Júnior
Wallace Guimarães
Jota Barreto
Nilson Santos
Ademir Brunetto
Emanuel Pinheiro
Edna Campos
Lúdio Cabral
O PP apresenta o deputado cassado José Riva como "puxador" de votos. O cacique do partido tende a ser o mais votado, superando os 82.799 votos de 2006. A estimativa é que Riva chegue aos 105 mil votos, daí a projeção da legenda de garantir 6 cadeiras, duas delas na sobra. Além de Riva, estão seguros quanto à vitória o ex-prefeito de Reserva do Cabaçal Ezequiel Ângelo da Fonseca, o ex-deputado Walter Rabello e o deputado Airton Rondina, o Português. Oito candidatos disputam duas vagas. São eles: os deputados Antonio Azambuja e Maksuês Leite, o ex-prefeito de Jaciara Valdizete Nogueira, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Deucimar Silva, o coronel PM Perry Taborelli, os vereadores Luizinho Magalhães (Primavera do Leste) e Gilson de Oliveira (Sinop) e o barra-garcense Leandro Soares, filho do ex-deputado e conselheiro do TCE Alencar Soares
Possíveis eleitos do PP
*José Riva
*Ezequiel da Fonseca
*Walter Rabello
*Airton Português
Antonio Azambuja
Valdizete Nogueira
Deucimar Silva
Maksuês Leite
Perri Taborelli
Luizinho Magalhães
Gilson de Oliveira
Leandro Soares
Pelas projeções, tucanos e democratas juntos devem garantir de 2 a 4 vagas na Assembleia. A tendência é do deputado José Domingos (DEM) ser o mais votado da coligação, seguido do também parlamentar Guilherme Maluf. As outras vagas são disputadas pelos deputados Gilmar Fabris e Chica Nunes e pelo ex-deputado Carlos Carlão do Nascimento
Possíveis eleitos da aliança PSDB-DEM
*José Domingos
*Guilherme Maluf
Gilmar Fabris
Chica Nunes
Carlos Carlão
A coligação que reúne PSDB, PPS, PV e PDT fará de 1 a 2 deputados, considerando as amostragens sobre intenção de voto e o quociente eleitoral de aproximadamente 70 mil votos. Percival Muniz seria o mais votado do bloco. A outra vaga, se conquistada, ficará entre o deputado Pedro Satélite e o empresário primaverense Zeca Viana.
Possíveis eleitos pelo bloco PSB-PPS-PDT-PV
*Percival Muniz
Pedro Satélite
Zeca Viana
A Frentinha, que tem o PTB como principal legenda, tende a conquistar uma cadeira no Legislativo mato-grossense. O nome mais cotado é do ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, ex-vereador Luiz Marinho, embora o médico Aray da Fonseca tenha crescido nas intenções de voto nos últimos dias.
Possível eleito pela coligação do PTB
*Luiz Marinho
Aray da Fonseca