Marcio Nunes/Globo
Conheça os principais personagens da trama!
Trinta e oito anos depois, ele tem a missão de escrever o principal produto da teledramaturgia nacional: a novela das 21h, Insensato Coração, que estreia nesta segunda (17), após oJornal Nacional.
Autor de clássicos como Escrava Isaura, Dancin'Days e Vale Tudo, que está sendo reprisada com sucesso no canal pago Viva, Gilberto divide a autoria de sua nova trama com Ricardo Linhares, com quem escreveu sua última novela, Paraíso Tropical, exibida em 2007.
A dupla está junta desde 1991, quando Linhares ajudou Braga a escrever O Dono do Mundo.
Leia, abaixo, uma entrevista com Gilberto Braga, divulgada pela CGCom (Central Globo de Comunicação):
Não é a primeira vez que você trabalha com o diretor Dennis Carvalho. O que o levou a repetir essa dobradinha?
Gilberto Braga: Trabalho com o Dennis desde a novela Corpo a Corpo. Não conto Dancin' days porque ele dirigiu junto com José Carlos Pieri e Marcos Paulo, e nós não tivemos muito contato ao longo da produção. A partir de 1985, sim, formamos uma parceria muito bem sucedida. Nós nos gostamos, nos admiramos, não competimos um com o outro… e nunca nos perguntamos quem manda mais, como às vezes acontece em trabalhos que envolvem criação. Tudo é resolvido em comum acordo e tem dado certo. Na escalação, por exemplo, se o Dennis quer um ator e eu quero outro, partimos para um terceiro. Felizmente, em geral, queremos os mesmos atores, porque temos gostos parecidos.
Normalmente como acontece a construção da sinopse? Como nascem os personagens?
Braga: A gente (autores e colaboradores) fica conversando, falando de tudo, de todas as coisas. As histórias vão nascendo e todos contribuem. Mas o personagem só existe mesmo quando começamos a escrever os capítulos. Muitas vezes o personagem surge no diálogo.
Durante a exibição da novela, como é o seu relacionamento com a direção e o elenco? Você divide suas impressões, opiniões, orientações e sugestões com os atores? Como isso acontece?
Braga: Eu não falo com os atores. Acho que o ator deve conversar com o diretor. Meu contato é com o Dennis. Tenho sugestões a fazer a toda a equipe que realiza a novela, mas faço-as através do Dennis.
Existe um ritmo ideal para contar uma história? Como você explica a dinâmica de Insensato Coração?
Braga: Cada história tem seu ritmo. O de Insensato Coração não é acelerado demais, mas trabalhamos com muitos acontecimentos. É preciso ter intuição para contar com clareza e charme, sem sair atropelando as tramas e a própria história.