Pelo menos 150 famílias estão ilhadas no assentamento Brasil Novo, na zona rural do município de Querência, a 912 quilômetros de Cuiabá. O prefeito da cidade, Fernando Gorgen, disse em entrevista ao G1, nesta quarta-feira (18), que os moradores estão isolados na região há cerca de uma semana porque o rio Daro, que corta a rodovia MT-109, transbordou e impediu o trânsito no local.
“O rio fica em uma área plana e transbordou. Para poder chegar até o município ou sair, os moradores usam barcos. Por enquanto, não há problemas de mantimentos, pois, eles ainda têm como se manter”, avaliou o prefeito. Segundo o chefe do Executivo, o nível do rio subiu cerca de dois metros até o momento. Porém, segundo ele, caso a água continue a subir, o município deverá decretar situação de emergência.
O prefeito disse ainda que este não é o único caso de localidades ao redor de Querência que ficam inacessíveis. De acordo com Gorgee, a rodovia MT-243 também ficou alagada recentemente por conta de transbordamento de rios. Ele destaca que a Prefeitura Municipal está atuando na manutenção nas estradas em casos de atoleiros, mas, conforme o prefeito, em situações de alagamentos nas estradas não há muito que ser feito no momento.