A ideia de atrair os carecas da cidade para o estabelecimento é de Heyka Zambrano, proprietária do restaurante Arizona Mexican, em Tulsa, no estado de Oklahoma. A iniciativa quase subiu ao telhado. A criativa dona do lugar mandou colocar um cartaz de 2,4 m no centro para divulgar descontos entre 10% e 30% aos pouca-telha. Homens com ou sem cabelo reclamaram. Disseram que a propaganda era ofensiva. Heyka precisou retirar a propaganda – mas conseguiu autorização para botar de volta.
O plano da empresária deu certo. O restaurante começou a ficar cheio. Como ela calculou, a promoção cobriu os prejuízos provocados pela crise financeira internacional.
– Sempre apareciam por aqui homens com chapéu ou boné, para cobrir a calvície. Percebia que tinha mais carecas do que eu imaginava em Tulsa. E todos têm namoradas lindas e amigos carecas, conta Heyka.
O movimento dobrou desde que ela passou a oferecer preços mais baixos aos sem-cabelo.
O desconto é estipulado a partir do tamanho da careca. Quanto maior a área devastada no topo, menor será o preço da refeição.
Um dos clientes, Ryan Pilkington, com grau avançado de calvície – quase sem nenhum tufo de cabelo -, recebe até 30% de desconto. O homem convenceu amigos com algumas entradas na cabeça e outros sem nada sobre ela a comer no Arizona.
A filha de Heyka, Gabriela, ajuda na publicidade entre colegas da cidade e também conversa com os clientes que não conhecem a promoção. Todos apreciam o menu mais baixo. Mesmo os calvos mais tímidos. O lema da casa é “perca alguns bloqueios e ganhe descontos.”
Frequentadores estão carecas de saber que a comida é ótima – e com a promoção fica melhor ainda. Torcem agora para que a proprietária estenda o prazo dos descontos por muito tempo.