Repartições públicas têm novo horário em Cuiabá e VG

Data:

Compartilhar:

A partir desta quarta-feira (2), todos os órgãos estaduais de Cuiabá e Várzea Grande terão um novo horário de funcionamento durante aproximadamente dois anos: das 13 às 19h. 

A mudança foi decretada pelo governador do Estado Silval Barbosa (PMDB), após uma enquete realizada no site da Secretaria de Administração (SAD), entre 19 e 21 de março. 65% dos servidores e empregados públicos optaram pela mudança.

O expediente de trabalho está sendo readequado com o objetivo de desafogar o trânsito nas vias mais movimentadas, nos horários de pico. 

Isso porque, com as obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo, vias de fluxo intenso, como as avenidas Miguel Sutil, do CPA e da FEB (Várzea Grande), ficarão superlotadas, dificultando ainda mais o trânsito das cidades. 

Os usuários de transporte coletivo também terão mais ônibus disponíveis durante as obras. A empresa Pantanal Transportes vai aumentar o número de viagens na linha 323 e 205, nos horários de 12 às 13h e também das 18 às 19h. 

Essas linhas atendem aos bairros CPA I e III, Fórum de Cuiabá e Centro de Reabilitação, Palácio Paiaguás, Centro e Residencial Paiaguás.

Os servidores que trabalham 40 horas semanais, ou 8 horas por dia, terão a carga horária reduzida para cumprir o expediente entre 13 e 19h. 

Aqueles que já trabalham 30 horas por semana simplesmente se adequarão ao novo horário. Os terceirizados e prestadores de serviço também devem se adequar ao novo expediente. 

Não se submeterão ao novo horário aqueles que trabalham em regime de plantão ou escala e nas assessorias de Comunicação dos órgãos. 

Não terão o expediente alterado os funcionários que trabalham em escolas, penitenciárias, unidades de Saúde com atendimento 24 horas, MT Saúde, Ganha Tempo, Lar da Criança, Sistema Nacional de Emprego (Sine), Secretaria da Copa 2014 (Secopa) e agências fazendárias. 

O impacto da mudança será avaliado a cada três meses pela Secopa. 

Polêmicas

Mesmo antes de o horário entrar em vigor, a Secretaria de Educação (Seduc) já enfrenta resistência de alguns servidores quanto ao novo expediente. Funcionários públicos do órgão reclamaram que o titular da pasta, Ságuas Moraes (PT), não estaria querendo aderir ao decreto do Governo e estaria pleiteando outro horário.

Ságuas revelou que, na verdade, recebeu muitas reclamações sobre o novo horário de trabalho. Segundo ele, alguns pediram para que pudessem comparecer ao local das 9 às 17h, outros queriam só de manhã e, assim, a polêmica foi ganhando musculatura.

“São vários grupos querendo horários diferentes. Uns têm especialização à noite, outros têm outros empregos à tarde e grande parte das escolas funciona de manhã. Eu ouvi as pessoas, mas vou aderir ao decreto do governador, com certeza”, afirmou o secretário.

Ságuas, no entanto, observou que a Sedeuc deve enfrentar dificuldades administrativas durante o período. Ele disse que a comunicação com as escolas é feita por e-mail, mas as escolas rurais funcionariam no período matutino. 

“A Sad e a Sefaz funcionarão no novo horário e não teremos acesso às secretarias executivas. Vai ter problemas, mas será temporário”, disse o secretário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas