A logística e o escoamento da produção de grãos no norte de Mato Grosso deve ser facilitado após o asfaltamento da rodovia MT-322 que liga as BR’s 163 e 158 entre os municípios de Matupá e Confresa. A rodovia deve receber 85 quilômetros de asfalto. O governo do Estado conseguiu autorização dos indígenas que habitam o Parque Nacional do Xingu para continuar realizando a pavimentação da rodovia na obra que corta a reserva, após uma reunião realizada na noite desta segunda-feira (13).
Edson Rodrigues/Secopa |
Com a autorização dos indígenas, falta apenas a autorização oficial da Fundação Nacional do Índio (Funai). O secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, acredita que com a iniciativa dos índios em breve a Funai deve conceder a anuência. “Esses 85 km de asfalto são importante para a logística, liga praticamente um estado ao outro. É mais uma opção de escoamento e vai gerar desenvolvimento naquela região”.
A melhoria da MT-322 – antiga BR-080 – faz parte do projeto MT Integrado, que vai facilitar o acesso a 44 municípios mato-grossenses com a pavimentação de rodovias estaduais. Em abril de 2013, os indígenas do Parque Nacional do Xingu pediram que a extensão que corta a área do parque não fosse asfaltada. Após diálogo com o governo, os representantes indígenas concordaram com a obra.
O líder da etnia caiapó, cacique Raoni Metuktire, comenta que não concordava com a pavimentação antes por acreditar que muitos animais morreriam. “Queremos que o asfalto chegue até o rio. Antes nos posicionamos contra, porque os carros poderiam matar muitos animais. Mas, agora chegamos a conclusão de que esta obra vai dar condição melhor para que os produtos sejam escoados”. (Com ascom) N.B