O maior artilheiro da história da Champions League classificou o Barcelona às oitavas de final da competição, nesta quarta-feira. Com os dois gols marcados na Arena Amsterdã, contra o Ajax, Lionel Messi não só igualou Raúl como goleador-mor do torneio, mas também deu ao Barcelona a vitória por 2 a 0 sobre os holandeses.
Com nove pontos em quatro rodadas no grupo F, o Barça e também o Paris Saint-Germain – líder com dez pontos – não podem ser alcançados nas duas partidas restantes por Ajax, dois pontos e Apoel, um ponto. A estas duas equipes resta disputar a terceira posição que dá vaga à Europa League.
A partida desta quarta marcou o primeiro encontro do trio Messi, Suárez e Neymar na Champions. Suárez perdeu gols feitos. Neymar acertou a trave em chute de fora da área. Quem brilhou foi Messi.
O argentinou abriu o marcador no primeiro tempo de cabeça, aproveitando cruzamento de Bartra e completou de carrinho na etapa final, já com o Barça tendo um a mais em campo – Veltman foi expulso -, após tabela com Pedro.
Além de Neymar, o também brasileiro Daniel Alves foi titular, Adriano entrou no fim do jogo, e Douglas ficou no banco de reservas.
O Barcelona enfrenta no próximo sábado o Almería, pelo Campeonato Espanhol, competição na qual despencou da liderança para a quarta colocação depois de ter perdido os últimos dois jogos que disputou. Na Champions, volta a campo dia 25 de novembro, contra o Apoel, no Chipre.
O Ajax, vice-líder do Campeonato Holandês, visita no domingo o Cambuur, na liga nacional e também dia 25 deste mês vai à França pegar o Paris Saint-Germain.