O Real Madrid entra em campo nesta terça-feira (22), às 16h45 (de Brasília), para medir forças com o Lyon no Stade de Gerland, em Lyon, na França, no confronto de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, em busca de vingança.
Os merengues tentarão a revanche da eliminação na temporada passada, quando foram superados pelos franceses nesta mesma etapa da competição. Naquela ocasião, os espanhóis foram derrotados como visitantes por 1 a 0, e não conseguiram mais do que um empate por 1 a 1 na volta.
O Lyon, por sinal, costuma ser uma pedra no sapato do Real Madrid na Liga dos Campeões. Na temporada 2005/2006, na fase de grupos, os franceses aplicaram um sonoro 3 a 0, jogando os merengues em uma crise profunda. No ano seguinte, novo triunfo na França, dessa vez por 2 a 0. Apesar de um histórico amplamente favorável, o técnico do Lyon, Claude Puel, minimiza o passado.
– Esses jogos são importantes em termos de história, uma vez que qualquer time se sente bem derrotando o Real Madrid. Mas para o presente não tem nenhuma serventia, já que não trazemos nenhuma vantagem dos confrontos anteriores. A única certeza que tenho é que as dificuldades serão gigantescas mais uma vez.
Se o treinador do Lyon prefere minimizar o passado, o português José Mourinho, comandante do Real Madrid, adota a cautela quando se refere ao que pretende encontrar pela frente nesta terça-feira.
– O Lyon é um time de muita qualidade, vem de uma sequência boa de resultados nesta Liga dos Campeões e nos torneios europeus e historicamente causa sérios problemas para o Real Madrid. Temos que entrar em campo ligados e cientes de que o resultado deste compromisso terá consequências para a partida de volta.
Na fase de chaves da competição, o Lyon acabou na segunda posição do Grupo B, ficando atrás do Schalke 04, da Alemanha. Já o Real Madrid venceu com enorme facilidade o Grupo G, chegando aos 16 pontos, exatamente o dobro do segundo colocado Milan.
Outro jogo:
Também às 16h45 (de Brasília) acontecerá o outro jogo do dia pela Liga dos Campeões. O Chelsea vai ao Estádio Parken Stadion, em Copenhagem, na Dinamarca, medir forças com o azarão Copenhagem.
Os ingleses terminaram a primeira fase na liderança do Grupo F, enquanto os dinamarqueses acabaram na segunda posição do Grupo D, vencido pelo Barcelona.
O Chelsea entra em campo sob a desconfiança de sua torcida. O time despencou na tabela de classificação do Campeonato Inglês e agora tem chances remotas de título. Para agravar o quadro, no último sábado (19) aconteceu a eliminação precoce na Copa da Inglaterra, diante do Everton.
Liga Europa:
Além da Liga dos Campeões, a bola rola nesta terça pela Liga Europa, com o confronto isolado entre o CSKA Moscou e o Paok, da Grécia, que abre a rodada de volta da terceira fase.
A partida, que acontecerá no Estádio Luzhniki Stadion, em Moscou, na Rússia, às 14h (de Brasília), tem os anfitriões como favoritos, pois fizeram 1 a 0 na partida de ida.
Para os gregos mudarem o quadro, precisam devolver o 1 a 0 para forçar a disputa de pênaltis, ou ganhar por qualquer outro marcador, pois os gols marcados como visitante valem para critério de desempate.