Ração humana ajuda a emagrecer e a regular o sistema digestivo

Data:

Compartilhar:

Ele é chamado de ração, mas não tem nada a ver com animais. Conhecido como ração humana, um composto alimentar feito com fibras tem ganhado espaço entre pessoas que precisam regular o sistema digestivo ou emagrecer. Consumida uma vez ao dia em substituição a uma das refeições, a mistura dá sensação de saciedade e contém todos os nutrientes necessários em uma alimentação, segundo os fabricantes do produto.

A procura pelo composto tem crescido nos últimos meses. Um exemplo é a empresa carioca Longevid, que comercializa produtos naturais e começou a produzir a ração humana em novembro do ano passado. A demanda pelo produto foi tão grande que o estoque zerou em cerca de um mês. Agora, a empresa já conta com 500 pontos de venda em várias regiões do Brasil.

Na Casa Natural, loja de produtos naturais em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a busca pelo composto também aumentou no último mês. Segundo a nutricionista da empresa, Gabriela Bec Rossoni, a ração humana começou a ser vendida no local no fim do ano passado. Montado na hora, um pacote de 1 kg da mistura sai por R$ 16 e rende porções diárias durante um mês. Para a nutricionista, o produto pode ajudar no emagrecimento no caso de a pessoa também manter uma dieta equilibrada.

– O intestino é a porta de entrada para tudo em nosso organismo, e o fato do produto reunir fibras diferentes aumenta o poder de eficiência dos nutrientes. Além disso, o composto tem leite de soja, rico em proteínas, o gergelim com casca, rico em cálcio, e o açúcar mascavo, rico em ferro. Tem também levedo de cerveja, com todas as vitaminas do complexo B. 
A técnica em enfermagem Maria Lenir Dortas dos Santos, de 52 anos, começou a ingerir a ração humana em outubro de 2009. Moradora do Rio de Janeiro, ela queria substituir sua janta porque, à noite, sempre se sentia muito cansada depois de comer. 

– Com a ração, melhorou minha função intestinal e diminuiu o colesterol. Antes, dormia logo depois de comer. O composto também tem ajudado a melhorar meu refluxo. 

De acordo com a consultora em nutricionismo da Longevid, a ração humana da empresa, feita sem a adição de glúten, contém os ingredientes necessários para uma boa alimentação, entre eles flocos de arroz e extrato de soja. 

– No total, a ração humana contém 12 ingredientes. Podemos considerar que é um alimento completo por proporcionar proteínas, carboidratos, gorduras de ótima qualidade, vitaminas, minerais e fibras. 

A nutricionista Anita Facks, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) discorda. Para ela, a ração humana "não funciona de forma alguma" por não fazer parte do hábito alimentar da sociedade. 

– Não é algo na forma de alimento, não tem diferentes formas, cores e texturas. Isso pode ser prejudicial à saúde, por falta ou excesso de nutrientes. O alimento deve ser aquilo que é encontrado na natureza, como os vegetais. Compostos assim são feitos com extratos.

Na opinião da especialista, a regulação do sistema digestivo ou o emagrecimento podem ser alcançados apenas com uma dieta adequada, "a não ser em casos específicos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY

Instituto de Memória Virtual: Câmara Municipal realiza a segunda etapa de homenagens

No último dia 28 de junho, a Câmara Municipal de Colíder foi palco de um evento marcante para...