Queda do PIB é momentânea e Brasil tem condições para retomada, diz Dilma

Data:

Compartilhar:

País entrou em recessão técnica após dois trimestres consecutivos de contração na economia 

A presidente Dilma Rousseff (PT) disse, nesta sexta-feira (29), que o resultado ruim do PIB (Produto Interno Bruto), apresentado nos dois últimos trimestres, é momentâneo. Ela lembrou dos feriados durante a Copa do Mundo e comparou o desempenho da economia brasileira com a de outros países.

—  Eu acredito que esse resultado do PIB é momentâneo. É deste trimestre. Um dos motivos que explica esse resultado é o número de feriados que nós tivemos por conta da Copa do Mundo.

Em discurso realizado em Salvador (BA), Dilma também afirmou que acredita em uma recuperação da economia já no próximo semestre.

— Acredito que no segundo semestre nós teremos uma grande recuperação. O Brasil tem hoje todas as condições para ter hoje uma grande retomada. Nós estamos criando essas condições.

A presidente, que é candidata à reeleição, lembrou que outros países também enfrentam problemas em suas economias.

— Têm três países que se saíram bem do segundo trimestre no mundo. Um é a China, outro é os Estados Unidos e o outro é o Reino Unido. Nos demais países você tem uma redução drástica do crescimento, inclusive aqui na América Latina se verifica isso. Uma das explicações foi a queda no preço das commodities

O Produto Interno Bruto do Brasil caiu 0,6% no segundo trimestre sobre os primeiros três meses do ano, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (29). Como o instituto revisou para baixo o resultado do primeiro trimestre, o País entrou em recessão técnica. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas