PSB abre mão e F¨¢varo ser¨¢ vice de Taques

Data:

Compartilhar:

Noelma Oliveira/ A Gazeta

Apesar dos descontentamentos apresentados pelo PPS e PSB, o empres¨¢rio do agroneg¨®cio, Carlos F¨¢varo (PP), se mant¨¦m como o pr¨¦-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Pedro Taques (PDT). Foram duas semanas de intensas conversas internas para manter a unidade no bloco oposicionista. As reinvindicação do socialista para compor o cargo de vice ser¨¢ contemplada na chapa para o Senado liderada pelo pr¨¦-candidato ¨¤ reeleição, senador Jayme Campos (DEM).

O democrata admite que at¨¦ amanh¨¢ haver¨¢ uma definição dos dois suplentes que estarão ao seu lado nesta disputa. Os nomes mais cotados são o da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) e o do empres¨¢rio Marcelo Maluf (PSDB). Taques tem evitado dar declarações ¨¤ imprensa, neste momento, sobre as definições de composições sob o pretexto de atrapalhar os di¨¢logos, al¨¦m de algumas indefinições. O recuo aconteceu h¨¢ uma semana quando Pedro anunciaria o vice e por disputas internas acabou protelando a divulgação.

Presidente regional do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, acredita que at¨¦ quarta-feira, o senador Pedro Taques possa oficiliazar os nomes quer farão parte da chapa majorit¨¢ria. No final de semana, foram v¨¢rias reuniões, nas quais eles tamb¨¦m avaliaram pesquisas quantitativas, que vão subsidiar os passos que serão dados pelo grupo at¨¦ o in¨ªcio da efetiva disputa eleitoral. Mesmo não prestando declaração sobre o assunto, a indefinição do pr¨¦-candidato da base de sustentação atrasa ações estrat¨¦gicas, principalmente, em termos de discursos.

No entanto, Jayme Campos confirmou que a pr¨¦-candidatura de F¨¢varo est¨¢ ¡°100% fechada¡±. O mesmo entendimento tem o porta-voz do grupo e prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT). Segundo ele, as questões estão bem conversadas e as pend¨ºncias e descontentamentos sanados. De acordo com o prefeito, os partidos devem buscar entendimentos para se fortalecerem ¨¤ disputa.

¡°Est¨¢ tudo apaziguado e o nosso sonho ¨¦ eleger o Taques, j¨¢ que temos um cen¨¢rio favor¨¢vel. Precisamos nos libertar deste desgoverno e restabelecer uma relação positiva para este Estado¡±, criticou Pivetta. Com este prop¨®sito, diz o prefeito, est¨¢ todo mundo dentro deste projeto de Taques.

¡°Posso imaginar que at¨¦ quarta-feira, vamos definir esta situação. Ainda hoje vou me reunir com o senador Pedro Taques para a gente conversar¡±, disse o democrata, se referindo ao afunilamento dos nomes que estão cogitados para compor a disputa para o Senado. Apesar dos v¨¢rios nomes colocados, Jayme diz não ter restrição aos suplentes. O PTB tamb¨¦m concorre internamente para indicar um dos dois suplentes.

L¨ªderes do PDT e PSDB acreditam que o PSB pode ser contemplado com uma supl¨ºncia na chapa de Jayme. J¨¢ o senador tem evitado dar declarações sobre o assunto para não criar novas celeumas no grupo. Isso porque estas supl¨ºncias estão sendo discutidas para unir um maior n¨²mero de siglas em torno da pr¨¦-candidatura de Taques.

Aliado de primeira hora de Taques,o PSB se reforçou com o PPS para reivindicar o cargo de vice-governador. Apesar da pressão, F¨¢varo continua mantendo o apoio da maioria dos partidos aliados e conta com o respaldo do setor do agroneg¨®cio no Estado, do qual ele ¨¦ uma das lideranças em Mato Grosso. Somente por causa da disputa eleitoral deste ano, F¨¢varo se licenciou da presid¨ºncia da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O partido de F¨¢varo foi um dos ¨²ltimos a aderir ao bloco de oposição. Por¨¦m, a indicação do setor, que apresentou uma lista tr¨ªplice ao candidato da oposição, ganhou respaldo dos l¨ªderes da ¨¢rea, que tamb¨¦m tem um acordo para que qualquer um dos tr¨ºs indicados apoiasse o escolhido. Al¨¦m de F¨¢varo, estavam inclu¨ªdos o ex-prefeitos de Rondon¨®polis e Alto Garças, Adilton Sachetti (PSB) e Ronaldo Trentini (DEM), respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas