Profissionais já estão preparados para atuarem na base aérea de Sorriso

Data:

Compartilhar:

Nara Assis | Sesp-MT

Para atender a população das regiões Noroeste e Médio-Norte de Mato Grosso, os profissionais que atuarão na base aérea de Sorriso (400 km de Cuiabá) foram capacitados e já estão preparados para a atividade. O hangar, construído em parceria com a Prefeitura, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do Município, contará com equipes e aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

A aeronave Águia 04, do Ciopaer,  juntamente com alguns equipamentos, seguirão para o município na próxima segunda-feira (19.02). A inauguração da base ocorrerá na quarta-feira (21.02) e contará com a demonstração das atividades à sociedade. Compõem o kit de materiais disponibilizados um farol de busca, equipamento para auxílio de combate a incêndio, macas para socorrismo, bolsa de resgate, armamento, munições, cabos para rapel, para içamento de pessoas e de carga, entre outros.

A equipe destinada à Sorriso tem aproximadamente 30 profissionais, entre bombeiros militares  e policiais civis e militares. Há 18 anos na Polícia Militar (PM-MT) e há 14 no Ciopaer, o sargento Daniel Oliveira atua como fiel (coordenador dos tripulantes e orientador da operação) e mecânico. Segundo ele,  a expectativa é atender os anseios da população local da melhor maneira possível. “Será uma experiência nova sobrevoar aquela região e também uma oportunidade de ampliar o convívio com as pessoas que moram lá”, avaliou

Também na função de fiel e de socorrista, o sargento BM Sérgio Cristino está há 20 anos no Corpo de Bombeiros e há 10 no Ciopaer. Ele acredita que será um desafio gratificante. “Trata-se de uma região estratégica e, como conseguiremos reduzir o tempo de deslocamento da aeronave, que até então tinha que sair de Cuiabá, esperamos contribuir com o bem-estar das pessoas que vivem em Sorriso e em cidades próximas”.

Segundo o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, a entrega deste hangar é uma das ações que marcam a comemoração dos 20 anos da unidade operacional. “É um marco importante que nos permitirá atender de maneira mais eficiente a sociedade mato-grossense, e vamos aliar a preocupação com a segurança pública na região à proteção do meio ambiente”.

Duas aeronaves continuarão na base de Cuiabá, e atendem em média três ocorrências por dia. O tenente-coronel Ricardo Tomas da Silva, do Ciopaer, explicou que a visibilidade proporcionada pelo voo facilita as buscas e a atuação em diversas situações de risco. “Temos obtido sucesso em ocorrências que se tornam difíceis por terra, como recuperação de veículos e fugitivos em locais de difícil acesso, além dos casos de socorro às vítimas de acidentes, por exemplo”, frisou.

Fiscalização ambiental e combate a incêndios

O prédio conta com escritório, sala de reunião e almoxarifado. Junto com os profissionais do Ciopaer, estarão de prontidão os integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do CBM-MT. Com isso,  a base descentralizará não só as operações de segurança pública, mas também de fiscalização ambiental na região. O GavBM conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F, voltadas ao combate de incêndios florestais, que foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia.

A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do CBM-MT proposto ao Fundo Amazônia, que é um caixa de aporte financeiro, encabeçado pelo Governo da Noruega, para projetos de proteção da floresta amazônica.

As atividades no hangar também ocorrerão em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a Prefeitura de Sorriso. A inauguração será possível graças à união de forças, que contou também com a iniciativa privada de Sorriso.

Aquisição de outro helicóptero

Também durante a inauguração do hangar, o coordenador do Ciopaer entregará um projeto ao governador do Estado, Pedro Taques, para compra de um novo helicóptero, de maior capacidade para transporte de pessoal e carga. Além disso, possui maior velocidade, o que, de acordo com Chiroli, poderá viabilizar também uma nova base de operações aéreas em outra região do estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, destacou que o investimento em operações aéreas é vital para a segurança pública. “O emprego de aeronaves tem apresentado eficiência no combate ao crime, às atividades do ‘novo cangaço’, ao transporte de tropas, de enfermos e acidentados, na fiscalização ambiental, no apoio aos diversos órgãos da administração estadual, entre outros”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...